Combinando móveis assinados, fotografias e obras de arte, apartamento ganha nova personalidade.
“A integração entre living e home theater foi a principal solução, com divisória de vidro e porta de correr”. Toninho Noronha
Com base neutra, o estar tem sofás Paschoal Ambrosi, dupla de poltronas de Patricia Urquiola e mesa Espuma, com design do estúdio Nada se Leva. Tudo sobre o tapete by Kamy. Na parede, fotografias de Jacques Dequeker. Ao fundo, note a solução da parede espelhada e porta de correr que une – mas também separa, caso necessário – o living do home.
Amplo e contemporâneo – é assim que Toninho Noronha define o apartamento de 360 m², em São Paulo, que ele reformou. Com colaboração do arquiteto Renato Andrade, teve carta branca na hora de especificar soluções. “Os clientes – um casal que recebe muito em casa – desejavam uma troca completa dos revestimentos e adaptações na planta para atender suas necessidades”, explica. O ponto de partida foi a integração do living com o home office – ali havia um desnível na laje. A ideia foi fazer uma divisória de espelho com uma porta de correr, que dá a escolha de unir ou deixar os ambientes mais privativos. Nos revestimentos, a madeira divide espaço com mármores e porcelanato, ao passo que as paredes são pintadas de cinza, mas recebem cor por meio das fotografias que exprimem a personalidade do casal.
Cheio de personalidade, o hall de entrada recebeu piso em mármore nero marquina brilhante, que reflete a tela de Kilian Glasner (Galeria Lume). A seu lado, a divertida escultura Dodo, de Oiva Toikka (Micasa), segue as mesmas cores do quadro.
Mescla de home office e home theater, o espaço ganhou fotografias de Russell Young, com Marilyn Monroe e Marlon Brando. A estante foi desenhada pelo escritório de Toninho e abriga, dentre os objetos, o relógio Sunflower, de George Nelson, além de livros e objetos decorativos. O piso de carvalho foi protegido pelo tapete geométrico.
Uma deliciosa banheira convida ao relaxamento (Vallvé), de frente a televisão (Samsung). À sua esquerda está o box do chuveiro. A bancada de mármore piguês tem duas cubas, para uso simultâneo, e a penteadeira, ao fundo, conta com cadeira revestida por tecido Christian Lacroix (Empório Beraldin). Marcenaria: Naves e Fabiano.
Elegante, a suíte recebeu papel de parede estampado (Celina Dias). Abrigada pelo forro mais baixo, a cama tem cabeceira em MDF revestido em linho (Empório Beraldin) e roupa de cama com tecidos Christian Lacroix, com colcha e almofadas feitas pela Kika Chic. A dupla de poltronas é da Flexform. O gaveteiro cheio de personalidade é da Vermeil.
Por Marcela Millan Imagens Kiko Masuda Matéria publicada em Anuário CM edição 20.
Faça o download do app CM e tenha acesso à todas as edições!