Aproveitando uma estrutura já existente, novo Sesc 24 de Maio valoriza o centro de São Paulo
Revitalizado!
Espaços de convivência e de exposições, teatro, biblioteca, clínica odontológica, áreas para prática de atividades físico-esportivas, piscinas – esses são alguns dos atrativos do novo Sesc 24 de Maio, que ocupa um terreno de 2.243 m² onde antigamente funcionava a loja de departamentos Mesbla, no centro de São Paulo. Com 27.905 m² de área construída, o novo centro cultural, esportivo e de saúde tem projeto assinado pelo escritório de Paulo Mendes da Rocha em parceria com o MMBB Arquitetos e se divide em dois edifícios – o primeiro aproveita a estrutura original da loja e conta com subsolo, térreo e mais treze pavimentos, abrigando todas as atividades voltadas para o público em geral. O anexo, por sua vez, foi construído do zero (no lugar havia um pequeno edifício, adquirido pelo Sesc a pedido de Paulo Mendes), pensado para as áreas técnicas e de apoio, contando com dois subsolos, térreo e 19 pavimentos. Ele ainda abriga os banheiros para o público, integrados na extremidade das rampas.
“O acesso à torre principal se dá por cinco elevadores, rampas e escadas. A praça, como é chamado o térreo, é uma extensão da própria rua, formando uma passagem muito comum com as galerias presentes no centro”, expõem os profissionais. Dialogando com a cidade e com seu entorno, o complexo é composto por perfis de vidro sustentados por estruturas de ferro, que formam um desenho geométrico e emolduram a vista. Interligados por rampas com inclinações diversas, seguindo a arquitetura original do espaço, os pavimentos do edifício principal convidam o público a caminhar por toda a estrutura, que conta com quatro pilares erguidos em suas extremidades e que atravessam todos os andares, o que possibilitou a abertura de grandes áreas livres. Elevadores foram instalados, pensando na acessibilidade.
No subsolo, um teatro foi criado para uso independente. Na extremidade superior do edifício, a cobertura recebeu um dos maiores destaques do próprio centro da cidade: uma piscina de 625 m², com vista para a metrópole. Está previsto que, em média, cerca de 200 mil pessoas passem mensalmente pelo local. Uma ótima forma de trazer vida e cultura para o centro da cidade!
Por Marcela Millan
Imagens CPA Sesc, Mateus José Maria e Pablo Mauso
Matéria publicada em CM 181.