Posted on
“O que imprime identidade a este projeto é a mistura das culturas indiana e brasileira”.
Moema Wertheimer
Ressaltar e homenagear a cultura indiana era a premissa para o escritório desta indústria farmacêutica proveniente do país asiático. Com 1.200 m² e localizado em São Paulo, o espaço ganhou um muxarabi de acrílico no forro da recepção – desenvolvido com base em uma estampa de tecido indiano –, assim como divisórias de vidro. Como a ideia era criar espaços integrados, permitindo a socialização, Moema Wertheimer optou por mobiliário colaborativo. As peças são predominantemente assinadas por designers brasileiros, para garantir uma conversa entre a linguagem nacional com a identidade da empresa. Os tons de cinza se contrapõem com elementos de cores quentes e vibrantes. “Os tecidos usados no mobiliário foram escolhidos seguindo padrões tipicamente indianos, para exaltar a importância da indústria têxtil daquela região”, diz Moema.
[caption id="attachment_8337" align="aligncenter" width="701"]
customização define o projeto que, para evocar a atmosfera indiana, opta por muxarabi de acrílico no forro da recepção e na divisória de vidro com película estampada (3M, aplicada pela Sign Maker). As portas de acesso são automáticas e a mesa mescla MDF e pedra (Prospectus Móveis).[/caption]
[caption id="attachment_8338" align="aligncenter" width="481"]
É colorida e original a solução para o forro da cafeteria, com luminárias de acrílico que simulam um céu cheio de pipas vibrantes (Alloy Iluminação). O
design desponta também nas mesas Drops, de Fernando Jaeger e cadeiras Caos (ao fundo, do designer Marcelo Ligieri) e Smart (LZ Studio), da Doimo.
As banquetas Boomerang, de Sergio Fahrer, se alinham ao longo do balcão.[/caption] [caption id="attachment_8339" align="aligncenter" width="690"]
O escritório recebeu carpete em placas (Milliken) e foi pensado com estações para trabalho colaborativo (Riccó).
As cadeiras são bastante ergonômicas (Steelcase), para conforto e saúde dos trabalhadores.[/caption] [caption id="attachment_8340" align="aligncenter" width="502"]
Os divertidos banquinhos de Fernando Jaeger – revestidos com tecido panamá misto ou algodão e linho – trazem cores fortes que evocam a Índia e cercam a mesa do mesmo designer. Na parede, as luminárias (Art Maison) têm desenhos que remetem à estamparia do vidro.[/caption]
[caption id="attachment_8341" align="aligncenter" width="500"]
Acima, à esquerda, nichos mais intimistas para reuniões informais receberam sofás
acolchoados. A parede de tom laranja segue a proposta do projeto, de cores quentes.[/caption] [caption id="attachment_8342" align="aligncenter" width="503"]
A entrada de sala de reuniões que também conta com parede em muxarabi.[/caption]
[caption id="attachment_8343" align="aligncenter" width="501"]
Na recepção, uma parece verde (Svetlana) traz frescor ao projeto. Uma estante
com prateleiras e nichos retangulares suspensos foi criada para a demonstração de produtos, afincada em uma base com seixos rolados. O tapete de seda (Botteh) foi importado da Índia especialmente para este projeto.[/caption] [caption id="attachment_8344" align="aligncenter" width="699"]
A sala de reuniões dispõe de uma extensa mesa de madeira e cadeiras da Steelcase. Ao fundo, um painel de laca abriga a televisão. Aos pés das janelas, sofás de apoio. As persianas são da Uniflex.[/caption]
Imagens Evelyn Müller]]>
Homenageando a cultura indiana, escritório ganha tons de cinza com elementos de cores quentes e vibrantes
Por Marcela Millan
Entre dois mundos
Arquiteta evoca a Índia em projeto de farmacêutica, que conta com cores quentes e brinca com estamparias.


design desponta também nas mesas Drops, de Fernando Jaeger e cadeiras Caos (ao fundo, do designer Marcelo Ligieri) e Smart (LZ Studio), da Doimo.
As banquetas Boomerang, de Sergio Fahrer, se alinham ao longo do balcão.[/caption] [caption id="attachment_8339" align="aligncenter" width="690"]

As cadeiras são bastante ergonômicas (Steelcase), para conforto e saúde dos trabalhadores.[/caption] [caption id="attachment_8340" align="aligncenter" width="502"]


acolchoados. A parede de tom laranja segue a proposta do projeto, de cores quentes.[/caption] [caption id="attachment_8342" align="aligncenter" width="503"]


com prateleiras e nichos retangulares suspensos foi criada para a demonstração de produtos, afincada em uma base com seixos rolados. O tapete de seda (Botteh) foi importado da Índia especialmente para este projeto.[/caption] [caption id="attachment_8344" align="aligncenter" width="699"]
