Projeto Alex Hanazaki
Cenário verde
Paisagismo segue proposta vertical, para contrastar com a arquitetura.
“Para valorizar a vista de quem está na casa e contrapor a linearidade da piscina, implantei sete palmeiras washingtonia já adultas”.
Alex Hanazaki
O desejo de ter uma piscina mais espaçosa foi o ponto de partida desse projeto de Alex Hanazaki, em um terreno de 2.200 m² em um condomínio de Porto Feliz (SP), com vista para um campo de golfe. “Optei por começar do zero, aterrando a piscina existente para criar uma nova, com modelo que atende a vários tipos de uso”, explica. Uma ousadia foi fazê-la 10 cm elevada em relação ao piso de mármore, o que faz com que ela pareça flutuar.
No paisagismo, por sua vez, a ideia foi quebrar com a linearidade da construção projetada pelo Studio MK2 7, de Márcio Kogan, com decoração de Dado Castello Branco. Assim, Hanazaki implantou palmeiras washingtonia já adultas, com cerca de 6 metros de altura. Uma jabuticabeira de 40 anos e liquidâmbares (também conhecidas como árvores do âmbar) ainda contribuem com a proposta vertical. Para complementar, espécies rasteiras e que exigem pouca manutenção (como agapantos e lírios) e capim do texas, que faz papel de cerca viva.
Por Marcela Millan
Imagens Yuri Seródio
Matéria publicada em Anuário CM edição 20.