Identidade forte
Atrair olhares. Esse era um dos objetivos do escritório BINAA – Building Innovation Arts Architecture – ao projetar a sede principal e sala de conferências do S2OSB (Sakarya 2nd Industrial District’s Board of CEO’s), uma sede para um complexo de indústrias localizada na região de Sakarya, 170 km a leste de Istambul (Turquia). Segundo eles, “uma nova forma de olhar o espaço conduz a uma nova forma de conhecê-lo, já que ele reflete o conceito central de desenvolvimento industrial. Uma presença nova inesperada cria um caráter único para a área e provoca a reflexão: as pessoas tornam-se curiosas sobre o produto final”.
Com essa provocação, o arquiteto responsável Burak Pekoglu projetou um espaço de 3 mil m² de área construída, dividida em dois andares, no qual uma fachada metálica se destaca. Ela é feita com folhas de alumínio dobradas e anodizadas, de 3 mm de espessura, medindo cerca de 150 x 300 cm cada. “A fachada é a interação entre o exterior e o interior; abre-se um mundo ao outro. Ela expressa não somente o caráter do edifício, mas também sua função”, enfatizam. Seu desenho geométrico traz robustez e muda suavemente de um lugar para outro, indicando as sessões da estrutura. “Na sala de conferências, por exemplo, o desenho tem painéis sólidos seguidos de outros perfurados, que aumentam ritmicamente até que se desprendem como uma fachada dupla”, explicam.
Toda a estrutura filtra os raios solares, propiciando controle térmico e economia de energia. Além disso, ao permitir a passagem de luz natural, ela torna o edifício mais integrado com o exterior – é possível perceber a passagem do dia pela incidência solar, fazendo com que os ambientes se modifiquem de hora em hora. À noite, a iluminação destaca seus relevos e perfurações.
O edifício conta com salas de uma de conferências com 170 lugares. Um grande hall permite o acesso ao auditório de ambos os lados, além de poder ser usado como espaço de eventos. “A missão do edifício é a convergência de várias indústrias e profissionais. Esta convergência, por um lado, abre a mente das pessoas ao grande potencial das indústrias e, por outro, demonstra o importante papel do desenho e da arquitetura em começar a dar conta deste potencial no interior da Turquia”, opinam.
Por Marcela Millan
Imagens Thomas Mayer