Pitadas de arte, cores e bom humor
Pitadas de arte, cores e bom humor
Acomodar a morada de forma agradável em um clima leve e bem humorado no imóvel de 120 m2 foi a premissa seguida pela a arquiteta Denise Barretto para traçar o projeto de reforma deste apartamento para um casal descontraído, mas detalhista, e que adora concepções contemporâneas e design de qualidade
.

O imóvel com cerca de 20 anos é originário de uma época em que a maioria das áreas sociais eram compartimentadas, exigindo maior interação entre os ambientes de maior permanência, obtida por meio da demolição de grande parte das paredes. “O estilo contemporâneo, de certa maneira, está presente em todo o projeto, porém me inspirei em uma mescla de referências somadas à necessidade de integração entre os espaços”, a autora justifica à diretriz adotada.
Com o novo layout, o living foi ampliado e conectado ao terraço. Para isso, incorporou-se um cômodo e meio ao home theater, que se tornou espaçoso e confortável, sendo separado do estar pela bancada de trabalho. O corredor de passagem também deixou de existir e os ambientes foram unificados pelo piso de assoalho de taco fino em peroba.
Elegante e bem resolvido com poucos móveis, o jantar foi disposto entre ao estar e a cozinha, separado da área de serviços apenas por uma estante executada sob projeto. Já para aumentar a área da cozinha, eliminou-se o banheiro de serviço, desnecessário a essa nova configuração sem quarto de empregada incorporado ao closet e ao banheiro da suíte máster.

De perfil mais discreto, os clientes preferiam tons neutros na maioria dos ambientes. Cores marcantes foram aplicadas em um e outro elemento, como nas obras de arte, no revestimento do sofá e das almofadas do estar e nas banquetas roxas da cozinha. Tudo muito sóbrio e atemporal, mas que fez a diferença.

Por ser um imóvel desatualizado, outra necessidade atendida pelo projeto foi a substituição das instalações elétrica e hidráulica e de outros pontos. “Tive que adequá-las ao novo desenho e, claro, modernizá-las”, explica. O projeto de luminotécnica também foi refeito de maneira a se obter uma luz difusa e indireta, com clareamento maior em áreas de trabalho, como o escritório, conforme as necessidades de uso.
Ao fim, a reforma possibilitou também a conexão do casal. Enquanto um trabalha, o outro no está no living conversando ou relaxando na big chaise do home. Do living/escritório é possível assistir TV do home theater. Lugar bom de conviver e namorar.

Por Nadia Fischer
Fotos Sérgio Israel
Matéria Publicada em Revista Decorar 92.
Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!

