
Em sua estreia na CASACOR São Paulo 2024, Daniela Funari assina Bilheteria Solos, ambiente que faz uma ode à geologia do Brasil
Com tons terrosos, mobiliário orgânico e obras de arte brasileiríssimas, a entrada da mostra cria ponto de acolhimento e celebração através da arquitetura
A CASACOR São Paulo abre suas portas para o público com o tema ‘De presente, o agora’ que evoca três pilares centrais: a ancestralidade, o legado e a contemporaneidade aos quais a arquiteta Daniela Funari, à frente de seu escritório homônimo, trouxe brilhantemente para a edificação do espaço que abre o circuito da mostra: o lounge de entrada e bilheteria, que acontece mais uma vez no Conjunto Nacional, em plena Avenida Paulista.
Intitulado como Solos, o que norteou Daniela foi a diversidade dos solos brasileiros, tendo em vista o intuito de configurar a base geológica do Brasil através de recursos da arquitetura dentro de um layout e uma decoração que acompanham as cores e texturas encontradas em diferentes regiões. “Nosso país é fonte riquíssima de inspiração para arquitetos e artistas celebrarem toda essa diversidade pulsante em suas criações”, destaca a profissional que faz sua estreia na CASACOR São Paulo em grande estilo.
Ao longo dos 130 m² de extensão e do pé-direito duplo que compõe o ambiente de abertura, estão localizados pontos cruciais para o funcionamento da CASACOR São Paulo 2024: a bilheteria, o hall de entrada, a chapelaria e a passagem que conduz os visitantes ao circuito da mostra.
Assim, para o cartão de visitas da mostra, a arquiteta concebeu um generoso pórtico, em sincronia com amplas estantes vazadas que acompanham o desenho do edifício. Em cada prateleira, itens decorativos como vasos cerâmicos, peças com tramas naturais e esculturas com tons neutros e terrosos ditam a paleta de cores seguida por todo o ambiente.
fotos | Mariana Camargo