Decorar360

Posted on

Em tempos de renovação, apartamento ganha ares de modernidade e influência do décor industrial

No projeto assinado por Gigi Gorenstein, a arquiteta buscou referências que evidenciaram a personalidade dos moradores, além de valorizar as áreas sociais por meio da integração dos ambientes, estimulando os momentos em família

 

Depois de adquirir um novo imóvel, o próximo passo é dar personalidade aos espaços de acordo com o perfil do morador. Nessa memorável jornada, faz-se o momento de escolher o mobiliário, paleta de cores e os demais acessórios decorativos que, casados com estilo de quem o habitará, permitir.

 

Na sala de estar, o estilo industrial, apreciado pelo casal, foi ressaltado, entre outros pontos, na combinação dos móveis que levam a madeira e a serralheria preta. Na iluminação, os spots de trilho simplificaram o projeto luminotécnico, permitindo direcionar o foco de luz para o lado desejado

 

Nesse apartamento, de 275 m², a história não foi diferente: a família, formada pelo casal, duas filhas e três pets, ansiavam pela oportunidade de deixar os ambientes com ‘a cara deles’. Quem aceitou, e cumpriu com louvor, a missão de dar uma repaginada no novo lar foi a arquiteta Gigi Gorenstein. No projeto, ela propôs que as características deles fossem refletidas nos detalhes e priorizou a integração das áreas sociais.

 

O charme é percebido logo por quem adentra o apartamento e se depara com a porta pivotante, na cor azul turquesa, que contrasta com a paleta neutra do hall e da entrada. Ao mesclar o contemporâneo com o clássico, o acabamento em boiserie adicionou a sofisticação clássica da arquitetura francesa, que por sua vez se complementa com o piano antigo.

 

A porta de entrada, pivotante e mimetizada, evoca uma entrada triunfal para a família, como também aos visitantes

 

Por esse ângulo, é possível conferir toda face do acabamento de madeira com boiseries que acompanha o piano antigo. Essa estrutura camufla a porta de entrada e, do outro lado, o louceiro

 

Inspirada no décor industrial moderno, o mobiliário é o grande destaque da sala de estar. Ambas na mesma tonalidade de madeira, o rack e a mesa trazem o despojamento da serralheria preta, que complementa a estrutura das peças. Pensando em sustentabilidade, a mesa de centro foi adquirida em uma curadoria de móveis usados, a Garimpo na Casa, onde Gigi também atua selecionando e ressignificando peças exclusivas.

 

A arquiteta também investiu em escolhas confortáveis, como o sofá retrátil, item super convidativo para as noites de filme e pipoca, a composição de três tapetes, da Via Star, que abraçam todo o espaço com as texturas e cores diferentes que revelam a harmonia entre si.

 

Ao lado do espaço de TV, o living composto por poltronas giratórias são um convite à socialização

 

Para um casal que adora receber familiares e amigos, as áreas sociais precisavam ser bastante convidativas e aconchegantes – um pedido que a arquiteta Gigi Gorenstein atendeu muito bem. A estratégia foi segmentar a ampla sala em dois ambientes que foram pensados para diferentes ocasiões. O primeiro, chamado de conversation, foi composto por poltronas giratórias que acompanham o entorno de uma mesa de centro natural.

 

O segundo living é composto por um sofá de dois espaços com a mesa Cubo Libre, assinada pela designer Claudia Moreira Sales, e também adquirida no Garimpo na Casa. Concebido com ares de intimista, espécies de plantas destacam o verde que a moradora adora.

 

A área gourmet fica ao lado da cozinha. Como o casal não queria o espaço sempre exposto, a arquiteta desenhou uma janela camarão de vidro canelado. A cozinha exala um mood retrô encantador. Os tijolinhos valorizam a bancada e o mobiliário preto.

 

Com certeza, a área mais usada pela família é a cozinha com a área da churrasqueira. Começando pelo cantinho do café, que ganhou um toque de aconchego e elegância com os tijolinhos – modelo mattone rosso, 7×26 –, o visual terroso serviu como base para Gigi projetar a marcenaria por portas almofadas e puxador concha que nos conectam com uma ligação afetiva produzida pelo mobiliário.

 

A mesa redonda é uma ótima alternativa para quem gosta de receber os amigos: nesse formato, sempre cabe mais um

 

Na cozinha, o fogão foi posicionado na mesma altura da ilha, que possui 90 cm de bancada com 25 cm para o espaço das pernas – medidas que comportam as banquetas. Em corian, um material sintético fantástico e resistente, a bancada ainda traz uma pia, devidamente camuflada, que dá suporte para a utilização da churrasqueira.

 

As diferenças de acabamento são sutis, mas cada um ganhou seu próprio banheiro. Com box até o teto, à esquerda o banheiro senhora e, à direita, o senhor

 

Suíte projetada com dois banheiros escondidos atrás das portas de correr sob o painel ripado

 

A parede na cor preta e um cantinho para maquiagem foram os grandes pedidos da moradora. Na parede escura, o painel de madeira vem para suavizar. E o cantinho da maquiagem foi projetado, ao lado do home office, com espelho escondido

 

A outra moradora queria seu quarto todo no estilo industrial. Assim, o cinza, madeira e serralheria se destacam

 

fotos | Eduardo Pozella

 

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.
*
*