Estilo de vida de irmãs é impresso em projeto da década de 1950, preservando a identidade original do imóvel
Caliente como Frida
Estilo de vida de irmãs é impresso em projeto da década de 1950, preservando a identidade original do imóvel
Se muitos designers de interiores e arquitetos preferem respeitar a identidade do cliente, sem deixar seu estilo pessoal predominar nos projetos, o acontece quando o cliente é o próprio profissional? É a rara oportunidade que se tem para deixar transparecer sua personalidade e, após atender às necessidades de tantas outras pessoas, chega a hora de pensar nas suas.
Desde 2000, a designer brasileira Cristina Souza comanda seu escritório em Miami, o Avant Design Group, e, junto com a irmã Monica Souza, também designer e vice-presidente do grupo, transformou uma casa original de 1953 no lar dos sonhos das duas. “Nós gostamos de estilos diferentes, então fazer nossa própria casa foi um desafio”, revelam.


Localizado na Biscayne Boulevard, no distrito histórico de Morningside, elas quiseram preservar o charme do bairro repleto de construções variadas desde os anos 1920 com estilo art déco, art noveau e pós-moderno, apesar da grande reforma que o imóvel exigiu. “A região nos levou a criar uma atmosfera única, preservando sua história. A arquitetura exterior foi mantida, mas a interior foi completamente refeita de acordo com nosso estilo de vida”.
Com 300 m2, a casa possuía dois quartos e um banheiro. Hoje são quatro suítes e dois lavabos. A maior mudança foi na garagem, que teve sua área aproveitada para acomodar duas suítes. “Não gostamos de guardar o que não usamos, nem de acumular coisas, e aqui nos Estados Unidos muitas vezes a função da garagem é essa”, explicam. Piscina, cozinha gourmet, academia e a passagem para carros na entrada eram necessidades das profissionais que também não existiam originalmente e tiveram que ser construídas por elas, que fizeram questão de manter os quatro imensos flamboyants em frente à casa ao abrir a via para veículos.
“Quase todas as ruas em Morningside têm essa árvore, quando ficam floridas na primavera é um encanto”, contam.




Outro ponto importante para as irmãs foi a iluminação, pois afeta o bem-estar de quem está no local. “A qualidade da luz é muito importante para o desempenho da função de cada ambiente”, dizem. Por isso, a luz natural foi ampliada com a adição de janelas e portas de vidro grandes e, ao anoitecer, a preocupação foi selecionar luminárias que usassem as lâmpadas com eficiência, gastando menos eletricidade.
Como já se espera em uma reforma total, toda a parte elétrica, hidráulica e climatização foram refeitas, além de instalação de sistema completo de automatização, desde as luzes da piscina ao controle de som, criando ambientes práticos, confortáveis e perfeitos para receber.



Por Marina Sola
Fotos Craig Denis
Matéria Publicada em Revista Decorar 102
Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!

