Daniela Cianciaruso, Ricardo Caminada e seu amor pela decoração
Daniela Cianciaruso, Ricardo Caminada e seu amor pela decoração
Fundado há três anos por Ricardo Caminada e Daniela Cianciaruso, o Díptico Design de Interiores parece ter uma história recente, mas sua trajetória tem início décadas antes.

Fundado há três anos por Ricardo Caminada e Daniela Cianciaruso, o Díptico Design de Interiores parece ter uma história recente, mas sua trajetória tem início décadas antes. Ricardo é formado em arquitetura há mais de 20 anos, mesmo tempo em que atua na área, e há 22 abriu seu primeiro escritório após trabalhar em lojas do ramo. Daniela graduou-se inicialmente em administração de empresas e chegou a construir uma carreira bem-sucedida como executiva de marketing em diversas multinacionais.


No entanto, assim como seu parceiro, ela vem de uma família apaixonada por decoração.
“Nossos pais sempre decoraram suas casas. Crescemos com pessoas que amavam decoração e os benefícios que ela pode trazer, como reunir a família, manter os amigos próximos e ter um lugar onde podemos nos aninhar e nos reconhecer”, contam.
Essa influência sob a qual viveu toda sua vida fez Daniela tomar a decisão de mudar seu rumo profissional.


Ela então cursou design de interiores e, junto com Ricardo, começou o Díptico. A nova empreitada dos dois, com a união de suas diferentes experiências, em pouco tempo já se mostrou certeira. No momento, eles possuem 18 projetos em andamento e cinco colaboradores no escritório, onde atendem todo tipo de cliente.
“Nossa clientela é variada, bem eclética, tanto na idade, no estilo, quanto no poder aquisitivo. Desde um jovem que mora sozinho até um casal de 70 anos”, afirmam.

Satisfazer tal diversidade de perfis dita a forma como os dois trabalham: sempre focados primeiramente em atender ao máximo as necessidades e pedidos de cada um. Mesmo assim, a dupla não deixa de ter algumas características com as quais se identifica e que costumam aparecer em seus projetos, como o estilo contemporâneo, móveis de design – especialmente o brasileiro – e o uso de madeiras e outros materiais naturais. Já em relação às cores, não há restrições.
“Usamos aquelas que se encaixam melhor com o cliente, ele que nos ajuda a definir a paleta”, explicam.

A nova fase na vida de Daniela coincidiu com a vontade de seus pais de renovarem o apartamento onde vivem há 25 anos. O desejo era torná-lo mais amplo, aproveitar melhor os espaços e trocar o mobiliário. Naturalmente, o Díptico assumiu as rédeas da reforma do imóvel de 426 m² em Higienópolis, em um edifício projetado por Jorge Zalszupin.
O design nacional continuou então sendo o destaque e a inspiração da dupla, que fez uma composição com algumas das mais famosas peças brasileiras, como a poltrona Mole, de Sergio Rodrigues, misturadas a outras, contemporâneas.
“O conceito chave foi sofisticação brasileira”.

Perfil
Formação: design de interiores na Panamericana Escola de Arte e Design (Daniela); e design de interiores na Espade e arquitetura no Centro Universitário Belas Artes (Ricardo)
Tempo de atividade: 3 anos, Daniela, e mais de 20, Ricardo
Áreas de atuação: reformas e design de interiores
Regiões onde mais atuam: Estado de São Paulo
Número de colaboradores: 5
Mostras de que participou: Casa Cor São Paulo 2007 a 2010, Casa Boa Mesa, Casa Trio, Casa Hotel
Desafios da profissão: captar novos clientes dentro de um mercado cada vez mais restrito
Luxo é: ter tempo para curtir a casa
Morar bem é: reconhecer-se e sentir-se bem na própria casa
O cliente ideal: aquele que confia no seu projeto e participa dele do início ao fim
Referências que pautam seu trabalho: aquelas que os clientes nos apresentam, nossas viagens, cursos, palestras, workshops, revistas nacionais e internacionais, feiras nacionais e internacionais
Uma obra de arquitetura: todas de Zaha Hadid
Um ícone de São Paulo: o Parque do Ibirapuera

FOTOS EVELYN MÜLLER E LEVI MENDES JR.
Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!

