Tons escuros para renovar e ampliar ambientes neste projeto em Higienópolis
Por Aline Tavares
Less is much more
Projeto preserva elementos originais
e aposta em tons escuros para renovar e ampliar ambientes.
Após um ano de relacionamento, o casal decidiu unir-se oficialmente para compartilhar a vida em família. Ele, o arquiteto Roberto Spina, e sua esposa, psicanalista, iriam viver no local com o filho dela, universitário. Um dos desejos dos futuros moradores era ter um amplo espaço onde pudessem organizar encontros entre amigos Assim, adquiriram um apartamento dos anos de 1960 com 168 m² em Higienópolis, que se encontrava em boas condições, mas exigia a atualização da instalação hidráulica.

Para adaptá-lo aos novos usos, ninguém melhor que o próprio Spina que realizou pequenas intervenções em seu projeto, aproveitando ao máximo elementos pré-existentes do imóvel. No living, por exemplo, previu a regularização do pavimento, uma vez que uma parte era elevada, aplicando piso vinílico. Dois módulos da antiga estante, foram retirados, liberando a generosa área para o estar.
O proposta preservou o painel, o roda-teto e a textura grafiato, reavivada com pintura. A aplicação de cores sóbrias e escuras, presentes em todo o apartamento, destacaram a madeira. A solução proporcionou ar sóbrio aos ambientes, tornando-os, ao mesmo tempo, acolhedores. “As tonalidades escuras ampliam os espaços, pois fazem com que as referências delimitadoras desapareçam”, explica Spina.
Com relação ao mobiliário, o design mesclou novos sofás e poltronas aos móveis do casal, sempre seguindo a escala cromática determinada pelo projeto. De quebra, objetos decorativos, obras de arte e luminárias coloridos pontuam os ambientes, conferindo-lhes ar contemporâneo.
Para criar um home office, a alternativa foi retirar a estante que ocupava o nicho do corredor, substituindo-a por uma bancada, complementada com duas cadeiras giratórias. A renovação da cozinha deu-se com a restauração dos armários que, revestidos de laminado branco, tiveram algumas folhas internas trocadas, além das dobradiças reajustadas e a instalação do compartimento de lixo entre a bancada e o fogão. Sobre os azulejos aplicou-se tinta epóxi também na cor cinza, evitando quebradeiras.
A única interferência estrutural em toda a reforma ocorreu na área íntima com a remoção da alvenaria entre dois dormitórios para dar origem ao amplo quarto para o casal. E os banheiros, que se encontravam em péssimas condições, pediram uma reforma completa, trocando os metais, louças e bancadas.
Por valorizar a penumbra, Spina deu atenção especial à iluminação, optando por luz indireta e de intensidade mais baixa que o usual, com o intuito de propiciar relaxamento e conforto, tão almejado!
Cinza, preto e branco destacam a madeira, em uma composição sóbria e aconchegante, que se repete em todo o imóvel






“Me inspirei na arquitetura do essencial, com poucos elementos, texturas e cores”
Roberto Spina, arquiteto
Imagens Roberto Spina