
Estilo contemporâneo, com espaços abertos e integrados, encontra aconchego nas cores e nos materiais neste projeto
Abraçada pela natureza
Com ambientes que se comunicam e aberta para o exterior, casa em Minas Gerais foi repaginada pelo escritório CLS Arquitetura
Separado da sala de jantar por um pequeno desnível, o living recebeu um painel de madeira, que funciona como uma divisória e ao mesmo tempo banco para a sala de jantar. A escada puxada para o canto deu lugar ao longo sofá de linho sintético da Axis, que tem companhia da clássica poltrona Charles Eames de couro natural.
Essa família fez as malas para mudar-se para a casa dos sonhos… E duas vezes! Sim, é que num primeiro momento a ideia era investir em um apartamento, mas como não conseguiu se adaptar a espaços mais fechados, confinada, mudou novamente. E agora apostou em uma casa de alvenaria de tijolos com esquadrias de madeira de 180 m², localizada no bairro de Ville de Montagne (MG), que se conecta com a natureza em seu entorno. Para o projeto de interiores, manteve a mesma decisão – chamar as profissionais Érika Steckelberg, Graziela Costa, Kivia Costa e Zuleica Lombardi, à frente do escritório CLS Arquitetura, para compor um décor que a representasse.
Composta pelo casal e duas filhas adolescentes, além do cachorro, o mascotinho do lar, a família desejava um espaço funcional que trouxesse a natureza para perto. Com uma casa térrea, veio o desejo de manter os três quartos – sendo uma suíte para o casal -, o escritório e uma sala ampla e confortável, ótima para receber amigos e familiares.
“Estilo contemporâneo, com espaços abertos e integrados, encontra aconchego nas cores e nos materiais”
Érika Steckelberg, Graziela Costa, Kivia Costa e Zuleica Lombardi, CLS Arquitetura


O primeiro passo foi renovar a estrutura do lar. “A casa estava bem antiga, com materiais desatualizados, sem estética nem funcionalidade”, contam as profissionais. Para mudar isso, elas repensaram uma escadaria inclinada que vencia o desnível entre living e sala de jantar, movendo-a para o canto próximo a parede. Ainda criaram um lavabo e o escritório, demolindo alvenarias existentes e criando novas, para adequar a planta às necessidades. O revestimento também foi todo alterado. “Usamos porcelanato no piso de todos os cômodos, clareando o imóvel. A pintura das paredes foi refeita com tinta acrílica com cor off white, para trazer uma base clean ao espaço”, contam. Esses tons claros combinados com o calor da madeira criaram um projeto balanceado e que abraça a todos.
No décor, um mix de estilos foi a solução para reaproveitar os móveis que o casal já possuía – antigos e com estilo mineiro. As peças foram balanceadas com outros móveis de linhas mais contemporâneas, escolhidos de acordo com a funcionalidade e para compor com marcenaria pontual – em divisões de espaços e nos armários.
Para arrematar, o projeto luminotécnico abusou do LED, um viés sustentável. “Foram usados plafons de embutir com lâmpadas de LED no gesso dos quartos, banheiros, cozinha e circulação. Na sala, onde o forro é de madeira, usamos trilhos com spots e pendentes”, concluem as profissionais.



Por Marcela Millan
Imagens Jomar Bragança
Matéria Publicada em Revista Decorar 122.
Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!

