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Projeto de escola oferece amplo espaço dinâmico à brincadeiras e aprendizado

Por Marcela Millan  

Brincando de aprender

Escola bilíngue tem projeto que preza pelas áreas verdes e espaços coletivos    

projeto“A implantação dinâmica dos volumes permitiu a privacidade dos pátios para cada grupo de idade, ao mesmo tempo em que propiciou a permeabilidade entre eles no meio dos bosques”.

    aflalo/gasperini arquitetos       Instalada em Alphaville (Barueri, SP), a St. Nicholas School decidiu erguer uma segunda unidade na vizinha Santana de Parnaíba. Com terreno de 63 mil m² e área construída de 28.500 m², o projeto apresenta espaços coletivos articulados, com isolamento parcial entre os três graus escolares – infantil, júnior e sênior. “Uma espinha dorsal, como uma passarela,  gera conexão entre todos os espaços, dentre os níveis escolares, as áreas de uso coletivo – refeitório, quadras, teatro, campo de futebol, complexo de artes – e aquelas de convívio espalhadas no meio do grande jardim que separa os blocos de salas”, explicam os profissionais do escritório aflalo/gasperini. A ideia era ter uma escola cercada pelo verde, com um equilíbrio entre cheios e vazios, na qual os planos inclinados e a volumetria definissem o projeto e propiciassem sombreamento nos terraços das salas de aula, nas fachadas e nas circulações de acesso.   [caption id="attachment_7946" align="aligncenter" width="370"]projeto1 O projeto aproveitou-se do vasto terreno para pensar em um desenho que mesclasse espaços construídos (em alvenaria convencional) e grandes vazios. A ideia era ter blocos independentes, que separassem as crianças de diversas idades que ali estudam. Os pilares estruturais são inclinados, com o intuito de gerar um sombreamento nos caixilhos.[/caption]   [caption id="attachment_7947" align="aligncenter" width="601"]projeto2 Espalhada horizontalmente pelo terreno, a escola foi distribuída em pavilhões – um para cada nível escolar, além de um espaço para artes e outro que abriga a quadra, piscina e teatro. São 33 salas de aula além de seis espaços multidisciplinares. Cercado por uma divisória de alumínio pintado de amarelo, fica recluso um espaço de recreação.[/caption]   [caption id="attachment_7948" align="aligncenter" width="600"]projeto3 Os pavilhões da escola bilingue foram pensados com uma volumetria e inclinação bastante particulares, que naturalmente sombreiam as fachadas e terraços. A cobertura é uma laje convencional impermeabilizada recoberta com uma telha metálica, para melhorar a qualidade termoacústica.[/caption]   [caption id="attachment_7950" align="aligncenter" width="600"]projeto4 Uma passarela funciona a modo de espinha dorsal para interligar as três edificações voltadas às atividades didáticas, dispostas diagonalmente pelo espaço. Ela passa sobre deques de madeira que fazem conexão com os prédios e que possuem sinalização para cegos. A escola é toda pensada em termos de acessibilidade, respeitando as normas da ABNT.[/caption]   [caption id="attachment_7951" align="aligncenter" width="381"]projeto5 Um brinquedo com uma corda permite crianças de 2 a 4 anos brincarem de escalada. O piso é emborrachado, para evitar machucados. Na planta baixa, vemos como os blocos são dispostos diagonalmente no terreno, criando entre eles espaços para os parques infantis.[/caption]   [caption id="attachment_7952" align="aligncenter" width="600"]projeto6 Os playgrounds sempre são delimitados por estruturas metálicas amarelas. No corredor, as aberturas zenitais no teto de concreto aparente potencializam a iluminação natural. As salas de aula com pintura amarela sinalizam os alunos mais novos, e as janelas redondas nas portas permitem que os pais observem suas crianças sem interromper a aula.[/caption]   [caption id="attachment_7953" align="aligncenter" width="602"]projeto7 Áreas de lazer e convívio se espalham pelo campus. As grandes esquadrias de vidro e alumínio auxiliam na sensação de integração entre área interna e externa. O projeto de interiores foi feito em parceria com o escritório Michaelis Arquitetos.[/caption]   projeto8     Imagens Ana Mello]]>

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