Decorar360

Posted on

Artista per se

design | Por Marcela Millan

Espontâneo, o trabalho de Silvia Grilli, curadora da DW! no Cidad3, é inspirado pela brasilidade

Dúvidas sobre sua carreira e paixão, Silvia Grilli nunca teve. “Descobri minha própria criatividade pisciana e com 15 anos iniciei o curso de decoração, no Liceu de Artes e Ofícios. Com 17, já era projetista experiente”, conta. O talento corria nas raízes de sua família, já que o avô decorador – sua grande inspiração – foi influente nos caminhos da designer, que cursou arquitetura, seguiu para a formação em desenho industrial e se especializou em design de interiores na Scuola Lorenzo de Médici (Florença). “Minha intenção sempre foi a de criar mobiliário”, confessa. “Para isso, busco inspirações na brasilidade e em novos materiais, mas também me interesso por antropologia. A evolução do homem e da sociedade revela pistas muito importantes sobre estilo de vida e preferências de consumo.”

Buffet vertical Wix (2012), de freijó maciço, portas usinadas de laca fosca, com design de superfície delicado e tom marcante – está entre os preferidos de Silvia Grilli.

 

À frente do Studesign Projetos e Serviços – estúdio de design industrial especializado no desenvolvimento de produtos e gestão do design para indústria moveleira – e professora no IEDSP, Silvia afirma ter um estilo que valoriza a riqueza nacional.

“Porém, ao criar produtos para uma marca, o designer não pode impor seu estilo, e sim desenhar sob um conceito prédeterminado, o que é um grande desafio”, pondera.

Exploradora, gosta de experimentar diversos materiais – da madeira ao vidro, mármore e compósitos – e teve, inclusive, um projeto selecionado no iF. No Cidad3, foi responsável pela curadoria dos eventos durante a DW! Design Week, sob o tema Food Design.

“Foi uma experiência incrível, e a ideia de abordarmos esse tema foi decisiva para o sucesso, porque o universo alimentício interessa a todos. Minha visão do evento é a mais positiva possível: acho que conseguimos entregar beleza e conteúdo a todos os visitantes, expondo produtos, ideias e sabores, tratando a comida como um produto de design”, comemora.

A inspiração para a mesa de jantar Indie (2014) é contemporânea: o tampo evoca o formato de um iPad. Com pés de marfim e tampo laqueado – com ou sem vidro sobreposto – foi destaque na Paralela Móvel 2014.

Custumizável, o rack Duo (2006) é fabricado com dois tons de freijó maciço. As cerâmicas, aplicadas nas portas e frentes de gaveta, podem ser trocadas pelo usuário, o que possibilita diversas padronagens.

Mesa de centro Arqui (2013), com estrutura metálica, tampo de freijó e vidro laminado. Segundo Silvia Grilli, esta peça antecipou a onda de móveis com tubinhos metálicos, que predomina no cenário do design contemporâneo.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.
*
*