
Casa de praia tem projeto inspirado em Frank Lloyd Wright, exaltando localização e arquitetura orgânica
Único e individual
Projeto inspirado em Frank Lloyd Wright exalta a localização e a finalidade desta casa aberta para o exterior.
Com um entorno tão agradável, cercada pelo verde do condomínio Tijucopava e pelo mar da praia do Guarujá, no litoral paulista, essa casa esbanja estilo em um terreno de 3.200 m². Imponente, tem projeto de arquitetura assinado por Itamar Berezin, que traz como destaque as pedras e as enormes portas de correr de vidro e aço, que permitem que a residência se abra para o exterior. Seguindo essa linguagem, Cristina Barbara assumiu o projeto de interiores. O norte-americano Frank Lloyd Wright (1867-1959), um dos grandes arquitetos do século 20, foi sua grande inspiração, com a filosofia de que cada projeto deve ser individual, pensado e feito de acordo com sua localização e finalidade, em uma arquitetura orgânica.
“Nós estudamos muito o projeto com o cliente desde o início, buscando concebê- -lo de acordo com suas necessidades”, explica. A convivência é uma das grandes finalidades do casal com três filhos na faixa de 20 anos. Ou seja, uma casa aconchegante para aproveitar as férias e os finais de semanas com muitos amigos e família, numa fuga da correria da capital paulista. No projeto, linhas retas, materiais atemporais e ambientes amplos – integrados, mas ainda assim muito funcionais – foram a máxima.
“O mote do projeto é ter a mesma ‘pele’: um revestimento único para dar amplitude sem muitas interferências”. Cristina Barbara, designer de interiores



A iluminação natural também se destaca no conjunto, com as grandes aberturas por toda a casa, criando um “diálogo” com o exterior. A esta boa luz da natureza, soma-se o projeto do lighting designer Guinter Parschalk, que valoriza o décor, em grande parte concebido com peças que a família já possuía em sua outra residência, dispostos de maneira a receber bem. Com dois pavimentos – as áreas comuns distribuem-se no térreo e as áreas íntimas ficam resguardadas no superior – a casa ganhou uma delicada escadaria de aço corten e corrimões de vidro, uma dupla de sucesso.
O mármore é o principal revestimento, combinado com a madeira perobinha para aquecer. “É um projeto amplo com um pé-direito imponente, cujo paisagismo está integrado com a área interna da casa”, resume Cristina. O verde que vem da área externa e invade a casa foi projetado pelo paisagista Gilberto Elkis, harmonizando com o projeto repleto de elementos naturais.



E como uma boa casa de praia pensada para o conforto e relaxamento, Cristina deu atenção especial para o espaço de lazer, composto por spa com sauna, piscina e gazebo com churrasqueira – uma área integrada, que pode acomodar até 16 pessoas. Um bom motivo para festejar a vida e finalizar com a frase do mestre Frank Lloyd Wright, a inspiração da casa: “Quanto mais eu vivo, mais bonita a vida se torna”.



Por Marcela Millan
Imagens Rodrigo Erib
Matéria Publicada em Revista Decorar 127.
Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!

