Decorar360

Posted on

Cercada por vegetação alta e densa, casa de concreto criada por Gui Mattos tem projeto minimalista em sintonia com a natureza

Prisma invertido

Casa de concreto, com volumes pré-fabricados de madeira, se abre para o verde da Mata Atlântica.
 
 
 
 

“A casa possui construção leve, que se dispõe entre a natureza ao redor”.
Gui Mattos

 

Gui Mattos1
A casa tem estrutura de concreto com esquadrias de alumínio com fechamento em vidro (Luxes). O volume de madeira (CG Sistemas), no andar superior, abriga as áreas íntimas. Minimalista e simples, ela propõe uma integração com a natureza, mas elevada por conta da umidade do terreno.

 
O vasto terreno de mil m² – próximo ao mar de Itamambuca, em Ubatuba (SP) –, cercado por vegetação alta e densa, bastante marcante, foi o ponto de partida do projeto de Gui Mattos. Segundo ele, o próprio lote já sugeria um jeito de morar simples e que respeitasse o entorno. Assim, surgiu a ideia de fazer uma casa com estrutura quadrada de 300 m². “De concreto, ela define com clareza um chão para pisar e uma cobertura para proteger”, assinala o arquiteto. Ligeiramente elevada do terreno, como um degrau que passa acima da vegetação, ela tem estrutura leve e muito aberta. Sua cobertura, em uma curiosa forma de prisma invertido, tem apoios dispostos simetricamente e abriga, sobre ela, uma construção simples de elementos pré-fabricados de madeira, onde estão as áreas íntimas. A casa propõe um morar simples, aconchegante e em sintonia com a natureza.
 
Gui Mattos2
O andar térreo praticamente não tem divisórias e é o mobiliário que delimita cada ambiente. Os pilares simétricos não atrapalham a vista. Aqui, o volume de madeira à esquerda abriga quarto de hóspedes com banheiro, além de lavabo; o da direita resguarda a área se serviço e reforça a cozinha. Entre eles, escadaria de metal (Calfenix). Impossível não reparar no teto, em forma de prisma invertido.

 
Gui Mattos3
Jantar e estar são integrados. Aqui, a mesa de madeira maciça (Tora Brasil) contrasta com a leveza das cadeiras (Artesian). No estar, poltronas do mestre Sergio Rodrigues e sofá Lovers (Micasa) repousam sobre o amplo tapete de tom neutro (Phenícia).

 
Gui Mattos4
A cozinha aberta conta com gabinetes de cor intensa (Securit), para quebrar com os tons neutros do projeto, com bancadas do mesmo tom (Silestone). Elas também acomodam os eletrodomésticos (Tecno e Consul), além do monocomando(Deca) e cubas. As coifas de inox são da Tuboar.

 
Gui Mattos6
Abrigado pelo cubo de elementos pré-fabricados de madeira, o quarto de hóspedes tem decoração simples, no qual a madeira predomina (Marcenaria GM).

 
Gui Mattos7
O amplo terraço do andar superior se descortina para a Mata Atlântica, com guarda-corpo fininho e funcional. Neste patamar foi implantada a área íntima, com suíte máster e três dormitórios.

 
 
 
 
 
Por  Marcela Millan
Imagens Nelson Kon e Gal Opido
Matéria publicada em Anuário CM edição 20.

Faça o download do app CM e tenha acesso à todas as edições!


clique aqui!

ou aqui!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.
*
*