Decorar360

Posted on

Cidad3 aborda o tema Food Design na DW!

design | Cidad3

O Cidad3 – Centro de Informação de Decoração, Arquitetura e Design estreou sua participação na DW! 2018 com diversas atrações e transformou o bairro do Pacaembu num dos principais hubs da programação. Foram 42 atrações sob o tema Food Design, com a participação de designers, artistas e chefs vindos de várias regiões do Brasil.

O Cidad3 abriu suas portas para receber amigos, parceiros e o público interessado, com palestras, debates, degustações e duas exposições. Sobre o food design como tema central das ações, a designer Silvia Grilli, curadora de conteúdo explica:

“Comida é um tema de grande interesse na sociedade contemporânea e pode ser observado pelas lentes do design. A produção, a preparação e o consumo de alimentos pode sofrer transformações muito positivas com a ajuda dos designers. O conceito food design torna possível pensar no alimento como um produto de design, e não somente de gastronomia”.

Palestras no Cidad3

O que é Food Design?”, com Christian Ullmann, designer e coordenador do curso Food Design no Istituto Europeo di Design IED SP;

Os desafios para a alimentação sob a lente do Food Design”, com o consultor Wagner Lucio, professor do curso Food Design no Istituto Europeo di Design IED SP;

Arquitetura e fast-food”, com o premiado arquiteto Pedro Caribé, diretor do RDI – Retail Design Institute;

Workshop gastronômico com o Chef Ricardo Lorenzi, da Lorenzi Gastronomia, especializada na fabricação de massas artesanais e na prestação de serviço de catering;

Arquitetura dos Sentidos”, com Fernanda Martin, docente do IED no curso Food Design e arquiteta da Bacio di Latte;

O restaurateur Sid Dionello conta a história do tartufo desde a Antiguidade até os dias de hoje, seguida de degustação
com sua parceira e chef Julia Futaki, com apoio da Tartuferia San Paolo;

Design e Gastronomia: uma Bandeja Brasileira para o Bocuse d’Or”, com a curadora do Concurso Bocuse d’Or Brasil, Giovanna Grossi, e com o criador da bandeja premiada, designer Paulo Alves;

Workshop gastronômico com a artista plástica e Chef Jeane Garbi, especializada na produção de eventos corporativos;

Design de Embalagens para comer com os olhos”, com o designer Allyson Reis, titular do Estúdio Abracadabra, de Fortaleza;

Não se come apenas com a boca”, com o arquiteto italiano Daniele Lauria, de passagem pelo Brasil durante a DW! 2018;

Zobatalk, com o jornalista e curador Sergio Zobaran, que entrevistou Nir Siwan, arquiteto israelense radicado em Roma.

Além das palestras e workshops. Veja a relação dos temas nesta página.

Os espaços do Cidad3 receberam a intervenção da paisagista Fátima Tassinari, que apresentou seu herbário e hortas urbanas. Já a designer floral Myrian Marquez exibiu arranjos produzidos com hortaliças e flores comestíveis, num belíssimo show de cores e volumes.

A exposição food design apresentou móveis e objetos assinados por designers de várias regiões do Brasil: BRestudio, Eduardo Borém, Erico Gondim, Guilherme Torres, Juliana Schlichting, Kimi Nii, Moricy Lui Chaim, Paulo Alves, Rosa Pinc, Vlad Iglesias e Daniel Maioli. “Minha intenção foi reunir um pequeno número de móveis e objetos ligados ao tema da alimentação, que revelassem materiais, linguagens estéticas e regionalidades distintas”, comenta Silvia, que também expôs seus trabalhos. “Uma palestra emocionante”, foi a frase retumbante do público após a palestra do designer Allyson Reis, titular do Estúdio Abracadabra, de Fortaleza. Allyson mostrou como o design de embalagens para alimentos pode reposicionar marcas e encantar clientes a partir do resgate de tradições regionais. O design do Abracadabra já recebeu vários prêmios, incluindo o iF Awards, considerado “o Oscar do Design mundial”.

Outro destaque da programação foi a bandeja assinada pelo arquiteto Paulo Alves, ganhadora do Concurso Bocuse d’Or Américas. Em sua apresentação, Paulo falou sobre a criação desta que é a única bandeja de madeira a se classificar para a final do concurso, idealizado por Paul Bocuse, ícone da gastronomia.

A mostra Mesa Posta Autoral desafiou cinco profissionais para montagem de mesas decoradas, com resultados encantadores. A cada dia o público conferiu uma produção diferente dos convidados: Giselle Martos (influencer do blog Lar Doce Casa), Lucila Turqueto (jornalista do blog Casa de Valentina), Marcelo Cohen e Pil Marques (designers de interiores) e Carmem Alvim (designer e apresentadora do Programa Tudo com Estilo na Band TV).

O arquiteto italiano Daniele Lauria, de passagem pelo Brasil durante a DW!, apresentou uma palestra com o tema “Não se come apenas com a boca”. Na ocasião estiveram presentes os representantes do estúdio Kengo Kuma no Brasil.

A blogueira Camila Masullo, do blog Sal de Flor, ensinou uma receita de micro-ondas inspirada na arte de Beatriz Milhazes, usando fruta Pitaya cujo tom pink remete à cor da marca LG, imagem de capa da da matéria.

A madeira ganha roupagem irreverente no descanso Tec da Guria Marcenaria (primeira foto lateral) ou clássica nas peças de Fernando Belchior (segunda foto ateral).

A cerâmica traduzida pelos designers Rosa Pinc, Vanessa Branco e Kimi Nii.

 

Produção de Giselle Martos, influencer do blog Lar Doce Casa, para a mostra Mesa Posta Autoral.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.
*
*