Contemporâneo
Por Marcela Millan
Beleza em preto e branco
Projeto contemporâneo de Shenia Nogueira preza pela integração e elegância.
Poder curtir a casa e degustar bons vinhos, vivenciando a gastronomia com os amigos, era um desejo desse casal com filhas jovens que adquiriu um apartamento novo, de 330 m². Para adequá-lo aos seus desejos incumbiram a arquiteta Shenia Nogueira que executou o projeto ainda na planta, pensando em áreas que atendessem essa vida social ativa da família. A ideia era ter um espaço bastante prático e funcional, com mobiliário de boa qualidade e revestimentos finos. “Materiais com base neutra, indo do branco e preto e passando pelos tons de cinza, foi a pedida. Painéis de madeira foram utilizados para dar mais aconchego”, destaca a arquiteta.
O projeto conta com revestimentos nobres e a elegância do preto e branco


De traços bastante contemporâneos, Shenia buscou inspiração para o design em viagens e mostras. Para ampliar os ambientes, optou por demolir a parede que dividia o living e o home theater, unificando-os em um único espaço. O mesmo aconteceu com a cozinha e sala de jantar, tudo para ter uma sala ampla e arejada. Nesses espaços, o piso recebeu mármore branco piguês, bastante prático e durável, que estampou elegância e nobreza.
Na área de serviço, o granito preto foi o escolhido. As paredes foram revestidas em papel e dividem espaço com painéis de madeira, para dar aconchego. “Também escolhi pastilhas de vidro nos banheiros e detalhe na cozinha, pela modernidade e praticidade de manutenção”.
Nas áreas intimas, por sua vez, tacos de cumaru, mais acolhedor e quente, substituíram o piso piso especificado pela construtora. E é no quarto do casal que se encontra a solução que Shenia coloca como destaque. “Reformulei todo o banheiro da suíte máster, onde a estratégia foi colocar uma banheira entre dois banheiros”, explica. Assim, a banheira é responsável por dividir os dois espaços, mas ainda permite que eles sejam usados simultaneamente.
Conferindo conforto e praticidade, a proposta previu automação total da área social, do áudio ambiente a iluminação em cenas e acionamento das persianas. O luminotécnico, por sua vez, foi feito com recortes em forro de gesso, com iluminação indireta em lâmpadas tuboled. “Elas se complementam com peças embutidas de dicroicas, pontuando e destacando móveis e adornos. Juntamente com a automação, é possível ter uma iluminação aconchegante quando necessário e forte, se assim desejarem”, finaliza.
“Para este projeto, busquei praticidade no dia a dia, com mobiliário funcional e de boa qualidade”



Imagens Ines Antich