
Contraste e equilíbrio
design de interiores | Melissa Béber | @melissa_beber
O PROJETO DE MELISSA BÉBER PRIVILEGIA A ESTÉTICA CLEAN DESDE OS ACABAMENTOS ATÉ A AMBIENTAÇÃO DOS ESPAÇOS.
Um casal com três filhos, que buscava ter mais qualidade de vida, convidou a arquiteta Melissa Béber para reformar sua nova casa de 500 m2, localizada em São Caetano do Sul, cidade que compõe o ABC Paulista, distante apenas 15 km de São Paulo, como o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.
É a segunda vez que a família confia a sua casa à profissional, que também projetou a residência que eles moravam antes de se mudar. “Eles curtem muito estar em casa, por isso busquei soluções para oferecer conforto, como investir em iluminação natural, paisagismo e recursos tecnológicos”, afirmou Melissa Béber.
De acordo com a arquiteta, o conceito do projeto é contemporâneo, com clareza na distribuição dos espaços e ampla integração entre interno e externo. “A proposta era fazer uma casa clean onde o contraste entre o bruto e o aconchegante estivessem lado a lado. Não há excesso de informação desde os acabamentos à ocupação e ambientação dos espaços, que têm mobiliário e objetos de decoração pontuais”, explicou.
A construção, apesar de nova, era mal distribuída e não tinha o número de quartos necessários para os moradores. “Contei com a ajuda do arquiteto Luiz Marcon; foi necessário abrir paredes para melhorar a circulação da casa e fechar janelas existentes para atender a todos os pedidos dos clientes”, contou a arquiteta.
No banheiro do casal, a banheira é a grande protagonista do espaço. Os biombos e moldura do espelho em aço corten são da Mostaza Decor e a bancada em ônix luminato translúcido é executada pela Bottura.
Na reforma, um banheiro que atendia a dois quartos foi transformado em dois, criando, assim, mais duas suítes com um pequeno closet. A cozinha tornou-se aberta ao living e a área gourmet foi integrada à piscina por meio de um sistema retrátil de fechamento em vidro. E o antigo escritório deu lugar a um espaço “zen” para a família relaxar.
Na suíte master, a cabeceira da cama é revestida em Finta Pelle Marrom da Florense e a escultura
Salto Alto de Mauro Maria compõe a decoração ao lado da janela.
No home theater, o painel é em finta pele preto da Florense, a lareira é em chapa de aço corten da Mostaza Decor, o tapete é da Santa Mônica, a luminária de piso e a escultura ao lado da janela são do artista Mauro Maria.
Toda a área social voltou-se para um corredor lateral externo, iluminado pelo imenso painel verde aplicado ao muro lateral da casa, que tem mais de 24 metros. No local, também foi colocada uma cobertura em aço carbono pintado, com vidro translúcido, e painéis em aço corten recortados a laser, que permitiram a permeabilidade da luminosidade e, ao mesmo tempo, serviram de barreira física, trazendo liberdade e segurança aos moradores.
Também houve a instalação de ar-condicionado em todos os ambientes, além de automação de som e imagem, câmeras e alarmes de segurança. Toda a infraestrutura elétrica e hidráulica foi refeita, assim como os acabamentos e revestimentos. “O casal gosta muito dos acabamentos rústicos, porém queriam a execução à altura do mais delicado material. Logo, tivemos de trabalhar com o aço corten e com revestimentos cimentícios, que são brutos e pesados, com o rigor de uma instalação milimétrica”, destacou a profissional.
Pensando em conforto e praticidade, os ambientes íntimos receberam assoalho em madeira cumaru padrão demolição e rodapés cimentícios de 40 cm de altura pintados nos tons das paredes. Já nos ambientes sociais, houve a aplicação inversa dos mesmos acabamentos para manter a unidade em toda a residência. O piso recebeu porcelanato padrão cimentício em grandes formatos, para dar amplitude aos espaços, e réguas de madeira de demolição compuseram os rodapés.
A área externa tem revestimentos cimentícios da Castelatto e amplo paisagismo.
Na sala de estar privilegia-se a iluminação natural e o contato com o paisagismo. O revestimento de parede em lâmina de pedra é o Skineer Kenya da Palimanan.
No espaço zen se destacam o móvel da Florense e a escultura MOAI, do artista Mauro Maria.
Fotos: Vilhora
Texto: Mariane Reghin | @marianereghin