Decorar360

Posted on

Cris Bertolucci Estúdio estreia na Paris Design Week 2024

A  designer brasileira Cris Bertolucci fará sua estreia na Paris Design Week 2024, apresentando suas obras na exposição “Uma coleção para Frans Krajcberg”, evento que integra a programação oficial da semana de design em Paris e ocorre em paralelo à prestigiada feira Maison & Objet. A exposição é uma iniciativa da “The Collector’s House“, promovida pela “bref, design art, um projeto nômade com sede em Paris que celebra a arte contemporânea e o design colecionável. A mostra será realizada de 04 a 08 de setembro, no Espace Frans Krajcberg, localizado na Chemin du Montparnasse, 21 Avenue du Maine, em Paris, França.

 

 

Em sua estreia na Paris Design Week, Cris Bertolucci fará o lançamento internacional da Série Bicho Pau, composta por esculturas luminosas em diferentes escalas, criadas artisticamente em bronze fundido. A Série Bicho Pau foi escolhida pela curadoria da “bref, design art” pela temática inspiracional do inseto conhecido popularmente como “bicho-pau”, que pertence à ordem Phasmatodea, cuja estrutura corpórea alongada mimetiza galhos que ficam ao seu redor, uma fascinante adaptação ao meio em que vive, a camuflagem.

 

A Série Bicho Pau reflete a arte funcional da designer com peças de grande impacto visual e conceitual. As esculturas lúdicas e poéticas não apenas iluminam os espaços, mas também são obras contemplativas que evocam a beleza e a engenhosidade da natureza, transformando ambientes e inspirando a reflexão.

 

Assim como o mestre Frans Krajcberg, artista homenageado na exposição, Cris Bertolucci busca uma conexão profunda com a natureza. Utilizando galhos descartados pela natureza para dar forma às suas obras, a designer resgata técnicas artesanais na fundição do bronze, um processo que transforma o metal em formas funcionais através do calor intenso. Foi na fundição, inclusive, que Cris iniciou seus trabalhos ao fundar o Estúdio. Esse método, que remonta a civilizações antigas, ressoa de forma simbólica com as esculturas carbonizadas de Krajcberg, tecendo uma narrativa rica que une transformação e renascimento, sublinhando a importância da preservação e da regeneração.

 

O processo de fundição no Estúdio Cris Bertolucci garante que cada obra seja única. O processo começa com a criação de um molde a partir de uma peça pré-existente. No caso da Série Bicho Pau, foram escolhidos galhos descartados pela natureza. As peças são cobertas com uma areia especial para fundição, endurecida com ar. Após completar os dois lados do molde e remover a peça original, o artesão cria canais no molde para o fluxo do metal fundido.

 

Na etapa da fundição, os moldes são preparados para receber o bronze derretido. O metal fundido é despejado nos moldes e deixado para resfriar e solidificar. Depois de resfriadas, as peças são retiradas dos moldes e apresentam uma aparência rústica. Importante ressaltar que, através das técnicas artesanais da fundição de cobre, os moldes em areia são destruídos, garantindo a exclusividade de cada peça.

 

As peças seguem para a fase de polimento, passando por várias etapas para realçar o brilho do metal. São então lavadas e, se necessário, soldadas, utilizando fios de alumínio ou bronze. Por fim, um polimento adicional é realizado para remover marcas da solda e aperfeiçoar a peça.

 

SERVIÇO

Lançamento internacional da Série Bicho Pau

Exposição: “Uma coleção para Frans Krajcberg” | “The Collector’s House

Realização: “bref, design art

Data: 04 a 08 de setembro

Local: Espace Frans Krajcberg | Chemin du Montparnasse, 21 Avenue du Maine, Paris, França

 

fotos | Divulgação

Deixe um comentário

Your email address will not be published.
*
*