Daniel Corsi e Dani Hirano
Os profissionais da Corsi Hirano Arquitetos lembram que a arquitetura pode ser tão bela quanto responsável e interativa
Quem são
Graduação: arquitetos e urbanistas
Onde: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie (2003)
Tempo de atuação: 11 anos
Áreas de atuação: arquitetura, urbanismo e design
O início: trabalhamos em importantes escritórios no Brasil e buscamos experiências em países do exterior até que, em 2007, abrimos o nosso próprio escritório.
A profissão: escolhemos a arquitetura pela possibilidade de contribuição para nossas cidades e para como as pessoas vivem, além da proximidade com a arte e a técnica. A arquitetura pode expressar ideias e valores e contribuir para uma vida melhor.
Estilo: cada projeto deve ser singular em suas proposições em relação ao contexto e às pessoas que viverão nos espaços. A arquitetura deve ser única em cada situação.
Materiais: vidro, metal, madeira e concreto.
A arquitetura ideal: é a que tem responsabilidade, inventividade, expressividade e conforto.
Luxo: considerando a condição social contemporânea em que vivemos, é um valor que deve ser revisto, assim como qualquer outra visão superficial das coisas.
A primeira entrevista: é primordial para entendermos as expectativas e as situarmos dentro de nossa filosofia de trabalho. Não há custo.
O cliente: trabalhamos com diversos segmentos, tanto no âmbito privado quanto público.
Sobre Corsi e Hirano: é preciso saber como entendemos a arquitetura, o que acreditamos ser ideal para o que é solicitado e como é nosso processo de concepção e desenvolvimento.
O projeto: é idealizado com o mais preciso conhecimento sobre o cliente, o lugar, o programa, a escala e os custos da futura construção. Deve haver uma postura constante de pesquisa durante todo o processo de idealização do projeto.
O custo do projeto: varia de acordo com a escala e a tipologia.
A apresentação do projeto: o desenvolvimento é realizado em fases e em cada uma delas se dá de um modo: desenhos, simulações, imagens 3D, vídeos, maquetes físicas etc.
Gerenciamento de obra: imprescindível acompanhar, é a garantia da fidelidade ao projeto.
Desafios: dada sua importância simbólica, sua transformação e seu envolvimento com a sociedade, é exigido um caráter de expressão cada vez maior na obra arquitetônica.
Mostras que participaram: 12ª Mostra Internazionale di Architettura della Biennale di Venezia (2010) e DAM Deutsches Architekturmuseum (2013)
Fotos: Leonardo Finotti e Corsi e Hirano Arquitetos.
Em 2007, a dupla vence o Concurso Público Nacional de Arquitetura e assina o Complexo do Tribunal Regional do Trabalho de Goiânia. A obra, de mais de 60 mil m², é revestida por duas superfícies: a exterior com vidros duplos e proteção contra a insolação e a interior com vidros transparentes, fixos e móveis.
Um conjunto habitacional de oito casas de 80 m² em Avaré (SP) com esquadrias de angelim e aberturas que revelam o interior com pé-direito duplo interagem entre si e com o pátio central de uso coletivo.
No Centro Universitário OSUC, a arquitetura inclui painéis móveis deslizantes de itaúba que ocultam as estantes.
No restaurante Minato Izakaya também a forte presença da madeira.
Matéria publicada na edição 85.