Decorar360

Posted on

Design por aí

exposição | por Camila Gomes

A 8ª EDIÇÃO DA DW! DESIGN WEEKEND UNIU EXPOSIÇÕES E PRODUTOS PELOS DISTRITOS GABRIEL, D&D, JARDINS, PINHEIROS, VILA MADALENA, PAULISTA E CENTRO, EM SÃO PAULO.

Durante os oito dias, a edição 2019 do evento que valoriza o envolvimento da arquitetura, arte, decoração, inovação
tecnológica e negócios na transformação da cultura e do design, apresentou 300 atividades em mais de 140 locais. Congressos, amostras, exposições, palestras, instalações interativas, lançamentos, festas, entre outras ações, fizeram parte dos sete dias do festival urbano.

PUNTOLUCE
As luminárias de piso, abajurs, arandela e pendentes assinados pela arquiteta Debora Aguiar e as peças criadas pela grife Parachilna, de Barcelona são o grande lançamento da marca. O estilo lifestyle serviu de inspiração para caracterizar a sofisticação e criatividade pensadas para o projeto. O plus é a luminária escultural de piso e mesa Gweilo, criada pelo estúdio canadense Partisans para a empresa espanhola. A peça é confeccionada em acrílico moldado com perfil em alumínio anodizado dourado e fita Led dimerizável.

ARAUCO
O disruptivo aparador Desconstruction, assinado pelo designer Pedro Franco, foi a peça apresentada pela empresa, após lançamento no Salão do Móvel de Milão deste ano. Com a colaboração da Lot of Brasil, o objeto foca na interação do Construtivismo. Como resultado o móvel pode ficar totalmente ou parcialmente aberto. Desta forma, além de aparador, também se torna um elemento decorativo, voltado principalmente para as galerias e colecionadores de arte.

 

ENTREPOSTO
A coleção Saint Tropez, inspirada na Riviera Francesa dos anos 1950, é a personificação da ideia de Regina Zuccolo, fundadora da marca, quando encontrou um mapa antigo da região litorânea da França. As mais de 30 novas opções de tecidos incluem estampas lisas, florais, listras, xadrez e, principalmente, as cores branco e azul. O objetivo é oferecer
a leveza típica do local, também utilizando o mar e o dourado da luz do sol para a nova linha repleta de grelôs, linhos e algodões com toques leves.

FLORENSE GABRIEL
A exposição Brasil Tupi apresentou 12 obras, que retratam a importância do aconchego. Levando o sentimento em consideração, a rede se tornou protagonista no evento organizado pela Brasil S/A com instalação na loja Florense. Endossada pela curadoria da jornalista e editora Lilian Pacce, a intenção era mostrar ao público nacional e internacional, o quanto o design pode transformar peças icônicas através da criatividade. Entre os destaques, a rede do decorador Vic Meirelles levou paetês reciclados em sua composição, inspirada em jogos de saquinhos famosos nos anos 80.

 

BERTOLUCCI
A marca lançou oito peças, em parceria com o arquiteto-designer Maurício Arruda. Inspirada nos moldes de repuxo das luminárias Bertolucci das décadas de 1960 e 1950, a nova linha faz parte da Coleção 2050. Os modelos, acompanhados de uma paleta de cores que vai dos tons pastel ao iridescente, são marcadas pelas formas geométricas e traços simples. Entre os destaques, o pendente Rio de Janeiro predomina o estilo “futurista-retrô”, visando o futuro ao mesmo tempo em que celebra a história dos antigos modelos da Bertolucci.

,OVO
Brincar com a percepção das pessoas faz parte do propósito da marca. Como destaque, a empresa apresentou o sofá Jardim, que remete ao paisagismo modernista, graças às formas geométricas. Por último, o design da mesa Praça desafia o olhar ao trazer elementos da arquitetura, como escadas e rampas, como se fosse peça integrante de uma maquete arquitetônica.

NATUZZI ITALIA
Batizada de Agronomist Collection e assinada pelo design holandês Marcel Wanders, a nova coleção da Natuzzi incorpora cultura local e beleza natural. O designer transformou formas, cores, texturas e aromas de Puglia, onde a empresa foi fundada em 1959, em duas linhas distintas. A paisagem, arquitetura e estilo de vida do sul da Itália serviram de inspiração para as criações, voltadas para a casa contemporânea, porém, culturamente enraizada. A mobília, projetada por Wanders, inclui sofás e poltronas arredondados, vasos ovais, pufes redondos e compactos, bandejas de terracota, móveis lineares de madeira e um tapete decorado.

NATUZZI EDITIONS
A Coleção Ginga é o resultado de uma parceria com designers brasileiros, desenvolvida para diversos nomes do segmento, como Lattoog Design, Furf Design Studio e Estudio Bola. Além do sofá Immenso e da poltrona Monroe, o destaque também fica por conta da mesa Circus, que faz parte da intenção da marca de ressaltar a brasilidade e o  ineditismo.

ESTAR MÓVEIS
Com a mostra de arte “Às vezes me sinto tão pequeno”, a ideia era estimular a relação das pessoas com o Cosmos e seus universos particulares e externos. Falar sobre a beleza do infinito foi o início da ideia, que resultou em uma exposição focada na compreensão da vida dentro e fora do planeta Terra, inclusive em nossa própria casa. Com curadoria de Felipe Morozini, o processo criativo se materializou em design e arte, propondo uma viagem ao desconhecido, a partir de trabalhos interativos e sensoriais de artistas e designers, que se inspiraram em planetas, estrelas, planos galácticos e cósmicos.

Foto: divulgação

Deixe um comentário

Your email address will not be published.
*
*