Uma dupla de arquitetos nada convencionais
Nada convencionais
Adeptos da simplicidade e da cor os arquitetos fazem um mix de estilos
Comemorando bodas de prata, a parceria entre os arquitetos Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes deu tão certo que eles até residem no mesmo prédio. Não à toa, construído em 1943 pelo engenheiro Francisco Matarazzo, o edifício é um exemplo de edificação de luxo construído na época bem ao gosto dessa dupla de garimpeiros que tem olhar afiado para tudo que é de bom gosto. Até a escolha da profissão foi guiada por anseios parecidos. Os dois têm prazer em decifrar o sonho de morar das pessoas, transformando-o em espaços.

A história dessa parceria começou em uma construtora onde ambos trabalhavam gerenciando obras no shopping West Plaza. Dali eles partiram para a carreira em dupla que ganhou destaque na Casa Cor, mostra de que participam há nove edições, conquistando clientes famosos como Antonio Fagundes, Mara Carvalho, Regina e Gabriela Duarte, Drica Moraes e Mariana Ximenes.
Hoje, atendem a clientes das regiões Sudeste e Centro Oeste de São Paulo e Rio de Janeiro. “São pessoas antenadas, de espírito jovem e cabeça aberta às novas ideias”, revelam. Donos de um estilo atemporal, eles procuram contar, em seus projetos, a história do usuário através do design.


“Qual é o seu sonho de morar?” é a primeira pergunta que fazem para conhecer os anseios dos futuros usuários. Dessa etapa para a concretização do projeto, eles garimpam peças que respondam a demanda dos clientes. Mas, ladrilho hidráulico, cimento, papel de parede, obras de arte e mobiliário brasileiro das décadas de 60 e 70 nunca faltam em suas propostas, como veremos no apartamento publicado aqui.
Trata-se de uma reforma idealizada para um casal jovem que chegaria da lua de mel direto para o primeiro lar em comum. “O imóvel estava em péssimas condições. Então, trocamos os revestimentos, derrubamos paredes, incluímos um lavabo, uma suíte a mais, abrimos a cozinha para a sala, quebramos o terceiro quarto para agregar ao living e criamos a segunda suíte”, resumem o projeto.

Para atender ao gosto dos proprietários por mistura de estilos e cores, Antonio e Mario Celso mesclaram as relíquias da família com mobiliários modernos e contemporâneos. Para eles, um dos destaques da proposta é o tom marrom que norteia o living e entra no lavabo. Outro ponto alto é o revestimento do sofá feito com tecido Príncipe de Gales que modernizou o sofá antigo da sala. Além de respeitar o layout, o projeto luminotécnico enfatizou as paredes que receberam composição de quadros. “O projeto ficou casual, despojado, chic, e com muita personalidade”, finalizam.


Perfil
Naturalidade: Três Lagoas, MS, e São Paulo, SP
Formação: arquitetura e urbanismo (1989 e 1977)
Tempo de atividade: 25 anos de sociedade
Áreas de atuação: arquitetura e interiores
Estilo: aquele que case melhor com o cliente e com nossa assinatura; caracterizado por cores, obras de arte e peças vintage
Atividades paralelas: Antonio dedica-se à cenografia, assinando peças como Victor ou Victoria, Boing Boing e Meu Deus
Morar bem é: reconhecer-se em cada canto da casa
Bom design é: simplicidade, ergonomia, funcionalidade e beleza
Luxo é: simplicidade
Perfil de clientes: são pessoas antenadas, de espírito jovem e cabeça aberta às novas ideias
O cliente ideal é: aquele que participa do projeto e opina sempre
Estilo: o que permite misturar tudo e contar a história do cliente através da decoração, caracterizado pelo uso quadros, de peças vintage e da mistura de estilos
Referências que pautam seus projetos: buscamos em viagens, no dia a dia; eles têm um olhar inquieto sobre tudo e todos e, principalmente, sobre o comportamento das pessoas
Cores: todas
Materiais: ladrilho hidráulico, cimento, papel de parede, etc…
Um mobiliário: poltrona Beg, de Sergio Rodrigues
Uma obra de arte: a série Girafas, de Victor Vasarely
Um revestimento: veludo
Uma obra de arquitetura: Palácio da Alvorada em Brasília, de Oscar Niemeyer
Um ícone de São Paulo: Copan, de Oscar Niemeyer
Por Silvana Rosso
Fotos Eduardo Pozella, Ricardo Breda
Matéria Publicada em Revista Decorar 90
Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!


zap noticias 24/08/2020 at 11:24 pm
Gostei de mais do se artigo :), Obrigado por postar, inclusive acompanharei mais esse site