
Elegância e criatividade traz sofisticação sem excessos e destaca detalhes em meio a tons neutros
Menos é mais
Atitude elegante norteia os projetos contemporâneos de Claudia Macedo e Andrea Martin
Foto em destaque: a sala de estar traduz a preferência das arquitetas pela elegância das cores neutras aliada às texturas, como o revestimento de parede da Oca Brasil, o mármore marrom imperial que abriga a lareira ecológica, o linho dos sofás e o couro no tapete e pufe.
“Elegância é a única beleza que não desaparece.” A frase da atriz Audrey Hepburn (1929-1993), ícone de estilo e respeito, é perfeita para definir o trabalho – e também o lifestyle – das arquitetas Claudia Macedo e Andrea Martin, do escritório Macedo e Martin, de Santo André. Assim como a atriz, as profissionais valorizam a estética como forma de conteúdo e individualidade, sem exageros, numa explícita alusão à frase “o menos é mais”.
Seus projetos corajosos são personalizados e sempre conectados à estética e à técnica, resultado de um repertório que vem sendo construído desde a criação do escritório, em 1995. “O conjunto das crenças é o que dá identidade a uma empresa”, acreditam as arquitetas, que respiram arquitetura por onde passam – viagens, mostras, feiras, workshops e até um filme, tudo pode ser uma fonte de inspiração.
Esse conjunto de valores fica claro neste apartamento de 288 m², em Santo André, para um jovem casal com uma filha pequena começando a vida com o sonho de morar bem, com conforto, modernidade e tecnologia. O projeto limpo resultou das investigações formais em torno de um estilo tradicional trazido para a modernidade que a idade e a expectativa dos clientes exigiu. “Nosso estilo contemporâneo e criativo abre espaço para uma pitada de clássico aqui e ali”, analisa a dupla.



O apartamento com três suítes, brinquedoteca e um amplo espaço social – living integrando estar, jantar, sala de TV e adega, além de uma grande varanda gourmet conectada à cozinha – foi pautado pelo bom gosto dos proprietários que “casou” com as propostas do escritório. “Uma sintonia perfeita, que nos possibilitou executar tudo em detalhes”, explicam as profissionais, que puderam usar materiais que lhes são caros, como madeira, porcelanato, pedra, quartzos natural e papel de parede.
“O estudo e a evolução acontecem durante toda a vida profissional. O aprendizado de quem está sempre aberto a novas tecnologias, materiais e mudanças sociais enriquece cada projeto, tornando-o especial”
Claudia Macedo e Andrea Martin, arquitetas do escritório Macedo e Martin




Como o imóvel era novo e semiacabado, a liberdade foi total, com pequenas intervenções essenciais para a amplitude solicitada pelo casal, como a diminuição do lavabo para aumentar o living e o nivelamento do terraço em “L” com a área interna preservando todas as portas de vidro. “A varanda foi um ponto alto exigido pelos proprietários. Pensamos em um espaço charmoso e confortável para um happyhour do casal no fim de tarde ou para receber amigos”, dizem.
No estar e jantar, a cartela de cores sofisticada e atual, com tons de nude e areia, além de cinzas e amadeirados, segue o estilo elegante das arquitetas. “A sala de jantar prova que é possível investir apenas em tons neutros e ainda assim conseguir um resultado surpreendente”, comemoram. Enfim, como diria Costanza Pacolato, outra papisa da elegância, “o que você tem, todo mundo pode ter, mas o que você é ninguém pode ser”. Simples assim.
“É possível investir apenas em tons neutros e ainda assim conseguir um resultado surpreendente. Nosso estilo contemporâneo e criativo abre espaço para uma pitada de clássico aqui e ali”




PERFIL
Naturalidade: brasileira
Formação: arquitetura e design de interiores
Onde: Claudia Macedo no IADE (Instituto de Arte e Decoração) e arquitetura e urbanismo na Universidade Mogi das Cruzes; Andrea Martin arquitetura e urbanismo na FAAP
Tempo de atividade: 25 anos e 17 anos
Áreas de atuação: civil e design de interiores
Mostras que participou: CasaCor, Polo Design Show e Casa Natal, entre outras
Estilo: contemporâneo
Morar bem é: “Ter vontade de voltar para casa, sempre”
Bom design é: criatividade +simplicidade
Sustentabilidade é: o “suporte” cada vez mais presente na arquitetura
Luxo é: ser feliz!
O cliente ideal é: o que ao fim do trabalho está feliz e satisfeito
Referências que pautam seus projetos: alto padrão de atendimento, pesquisa, respeito, criatividade
Uma obra de arte: “A que me toca”
Um revestimento: cimentício
Um mobiliário: inspiração +arte
Uma obra de arquitetura: projetos do espanhol Santiago Calatrava – Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e Estação de Trem WTC, em Nova York
Por Rosana Ferreira
Imagens J. Vilhora e Phoética Ateliê Fotográfico
Matéria Publicada em Revista Decorar 120.
Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!

