
Empresa: Alicante – muito além da superfície
empresa | Alicante | por Elisangela Peres
Empresa comemora 25 anos na distribuição de revestimentos no mercado brasileiro.
A Alicante é uma das primeiras empresas do segmento de depósito especializado, voltada para arquitetura e construção, que comercializa matéria-prima como mármores, granitos, além de uma vasta linha de industrializados.
É representante exclusiva de duas marcas globais: Neolith® e a Technistone®. Possui, também, marcas próprias como Aglostone®, Aliquartzo®, Auriom® e Nanoglass®, que foram criadas para dar voz ao mercado, pois possuem linhas de produtos com composições mineralógicas e utilizações diferentes.
A empresa começou com a pedra natural e foi pioneira na busca do conceito de marca para os produtos, que até então, eram comodities. “Hoje, muitas coisas mudaram, os materiais evoluíram e, nós da Alicante, estamos sempre atentos às tendências e fazemos uma seleção cuidadosa e criteriosa de todos os produtos”, diz José Roberto Codato, sócio-diretor e um dos fundadores da empresa.
Atualmente, a Alicante conta com depósitos e pontos de venda em São Paulo (Zonas Norte e Sul), Sta. Barbara d’Oeste – SP, Goiânia – GO, Curitiba – PR e Cachoeiro de Itapemirim – ES, todos localizados para melhor atender os clientes em todo o território nacional.
“Nós não queremos ser mais que uma empresa meramente comercial, ter produtos e preços. Nós vendemos muito além da superfície, entregamos valor com atendimento, pós-venda, qualidade e garantia”, afirma Codato.
Com um amplo portfólio – incluindo grande quantidade de peças em estoque para pronta entrega -, operação de importação e distribuição complexas, os materiais seguem as tendências mundiais e são importados de países como Espanha, Itália, China, Portugal, México, Índia, Turquia, Grécia, entre outros. “Comercializamos as matérias-primas utilizadas pelas marmorarias para atender os segmentos de arquitetura, construção e design”, conta o executivo.
Diante da pandemia da Covid-19, o executivo conta que a empresa teve que se reinventar e expandir o digital para todas as áreas da Alicante, além de adequar as unidades aos protocolos de segurança e higiene.
Quanto ao desempenho de vendas, a Alicante afirma que conseguiu manter o ponto de equilíbrio, além do engajamento dos colaboradores. José Roberto Codato contou, também, que os clientes já procuravam produtos mais práticos, com menos porosidade e de fácil limpeza, para os ambientes cozinha e banheiro, e essa tendência se intensificou nesta nova realidade do mundo.
De olho para o futuro, a Alicante quer ter espaços físicos de experimentação e experiência com seus produtos, trabalhar fortemente o digital com os parceiros do B2B e criar mecanismos responsivos de fidelização com seus clientes, em sua maioria arquitetos, designers de interiores e marmoristas.
Neolith®
O Brasil foi o primeiro país do mundo, fora da Europa, a importar e distribuir os produtos da Neolith®. A marca representa, aproximadamente, 30% do faturamento da Alicante, que comercializa os revestimentos há cerca de 10 anos.
O Neolith é uma lâmina porcelâmica de superfície compacta e sinterizada, de grande formato e mínima espessura. É produto ecologicamente correto, composto de matérias-primas recicladas, e pode ser utilizado em fachadas, revestimento de mobiliário, piscinas, paredes e pisos em geral. Além disso, é um produto fácil de limpar e higiênico, pois tem uma superfície não porosa que impede que a sujeira e líquidos penetrem no material.
Technistone Noble Troya | Um produto que combina a beleza da natureza e a durabilidade dos materiais modernos. Com uma superfície livre de poros e nula absorção de água, o Technistone não apresenta ambiente favorável para a proliferação de fungos e bactérias.
Neolith Himalaya Cristal | Esse modelo, em acabamentos Décor Polished e Ultrasoft, presta homenagem aos cristais de sal da região do Himalaia. As veias dão toque de autenticidade. Com aparência limpa e cristalina, deixa os ambientes elegantes.
Neolith Abu Dhabi White | A mesquita Sheikh Zayed, da capital do Emirado, influenciou diretamente este modelo de cores, com suaves veias douradas e manchas de cinza intenso que criam uma aparência sutil, delicada e minimalista. Possui acabamentos Décor Polished e Silk. Faz parte da nova linha Six.s.
fotos | divulgação