
Fernando Brandão celebra 40 anos de carreira com exposição no Clube Paulistano
Arquiteto tem mais de 1.000 projetos no Brasil e na China, e comemora essa trajetória com exposição inédita
Um dos grandes representantes da arquitetura nacional, com mais de 40 anos de mercado, e o único arquiteto e designer brasileiro com escritório na China, Fernando Brandão inaugura a exposição “Fernando Brandão, Architecture is Belonging”, no Club Athletico Paulistano, em São Paulo.
Durante seus 40 anos de trajetória profissional, Fernando reúne mais de 1.000 projetos realizados entre Brasil e China, e com a curadoria de Roberto Loeb e co-curadoria de Patrícia Piza Fontes, a exposição apresenta um recorte afetivo e conceitual de suas obras, incluindo restaurantes conceituados, escolas públicas, centros culturais e pavilhões internacionais.
Traduzindo a elegância e emoção de um profissional reconhecido por aproximar a funcionalidade, e o design, de uma maneira criativa, o título da exposição reflete um dos pilares mais consistentes de seu trabalho, a arquitetura como gesto de acolhimento, de enraizamento, e de construção de vínculos.
“A arquitetura, para mim, sempre foi mais do que desenhar espaços — é desenhar possibilidades. Em cada projeto, vejo uma oportunidade de transformar e melhorar o cotidiano, de abrir caminhos, de provocar encontros e descobertas que não aconteceriam de outro modo.”, destaca Fernando Brandão.
Além de retratar o reconhecimento conquistado no Brasil, a exposição também apresenta aos visitantes detalhes de 15 anos no mercado chinês, onde Fernando assinou projetos que são referências pela combinação entre identidade local, e inovação arquitetônica no país asiático.
Com uma abordagem que o arquiteto chama de “gesto de escuta”, Fernando defende que cada edifício é um destino em potência, onde as pessoas sobrevivem, aprendem, compartilham e sonham. “O que realmente fica não são as paredes, mas o que acontece dentro delas: as vozes, os passos, as memórias, os afetos.”, complementa Brandão.
O público pode revisitar toda a trajetória de Fernando Brandão através da exposição “Fernando Brandão, Architecture is Belonging” entre os dias 10 e 30 de setembro, de segunda à sexta-feira, das 09h às 18h, mediante agendamento na Sala de Artes do Club Athletico Paulistano.
foto | Divulgação