Decorar360

Posted on

Liderança que inspira

empresa | Samsung | Patrícia Pessoa

PATRÍCIA PESSOA ASSUMIU O MARKETING DA ÁREA DE CONSUMER ELETRONICS DA SAMSUNG HÁ  CINCO MESES E SE DESTACA POR SUA ATUAÇÃO DIGITAL AO LONGO DA CARREIRA.

A mineira nascida e criada em Belo Horizonte já é líder desde que nasceu. Filha mais velha entre cinco irmãs, Patrícia Pessoa sempre se destacou na família. Na carreira, não foi diferente. Ela lidera times e iniciativas digitais em empresas como Fiat, IBM e Samsung há quase 20 anos. “Eu comecei minha vida profissional na área de tecnologia, quando ainda era difícil encontrar profissionais do setor no mercado. Acredito que isso contribuiu para que eu tivesse, ao longo da minha carreira, uma visão mais lógica e analítica das coisas”, destacou.

Patrícia Pessoa trabalhou 15 anos no Grupo Fiat, onde implementou a área digital. “Um grande marco da minha trajetória foi quando o meu olhar voltou-se para o consumidor e não para o produto. A partir daí comecei a entender a importância de desenvolver conteúdos específicos para o digital. Como eu conhecia o perfil dos consumidores e tinha experiência com números, consegui desenvolver projetos que atingiram as pessoas de um jeito mais assertivo”, afirmou Patrícia.

A executiva começou a carreira em empresas de tecnologia predominantemente masculinas. “Eu era uma das poucas mulheres. Mesmo assim, quando me falavam que eu estava num ambiente bastante masculino, eu não tinha essa percepção. Isso porque, desde o início da minha carreira, eu sempre estive rodeada por homens e era muito natural
lidar com isso. De fato, é muito diferente você estar numa indústria automotiva com muitos homens e pouquíssimas mulheres. É desafiador e a gente só se dá conta disso quando alguém comenta ou destaca esse assunto”, enfatizou.

Há quatro anos, mudou-se para São Paulo para lançar a marca Jeep no Brasil, a qual a Fiat assumiu o controle quando adquiriu o Grupo Chrysler, em 2014. “Quem tem boletos para pagar não desafia ordens de CEO”.

Em seguida, atuou na IBM por quase dois anos. “Tive a oportunidade de trabalhar no primeiro projeto implementado no digital, que era de inteligência artificial no Brasil, com o IBM Watson, aplicado para a vida das pessoas no carro”, contou.

A trajetória profissional de Patrícia é reflexo de sua experiência acadêmica. É formada na Fafi-BH, atual Centro Universitário de Belo Horizonte, tem MBA em marketing pela FGV, mestrado em administração e marketing pela FEAD e especialização em estratégias de marketing digital pela Wharton School da Universidade da Pensilvânia.

Aos 44 anos, Patrícia assumiu um novo desafio como diretora de marketing da área de consumer electronics da Samsung e não se intimida com os executivos sul-coreanos. Pelo contrário, os admira. “Quando você está aberta ao diferente, isso não é um problema.

Eles têm interesses de entender a nossa cultura. O presidente da empresa aprendeu a falar português, por exemplo”, revelou. A Samsung, líder global no segmento de TVs há 13 anos consecutivos, entende que competência e dedicação são os fatores que a mantém na vanguarda da tecnologia e, por isso, atua de forma a transformar significativamente o local de trabalho em um ambiente igualitário. “Como liderança feminina de uma empresa sul-coreana, acredito que meu papel é manter a cultura de inovação da empresa em diversos níveis, tanto no desenvolvimento do time quanto em todas nossas entregas, sempre um passo à frente e com foco nos resultados”, disse.

Na empresa, a participação feminina é crescente e existem diversas iniciativas internas que contribuem para este cenário, como o comitê Women at Samsung, que tem o objetivo de aumentar a porcentagem de mulheres em posições de liderança até 2020. “Isso me chamou a atenção desde a minha chegada ao time. Além de mim, outras colegas lideram áreas extremamente importantes e estratégicas dentro da empresa, como por exemplo a Loredana Sarcinella, diretora sênior de marketing da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil, e a Sandra Chen, diretora da área de notebooks, além de outras mulheres inspiradoras que atuam em diversas áreas”, afirmou Patrícia.

Presente há mais de 32 anos no Brasil, a Samsung acredita no mercado nacional e olha com otimismo para o país. “Prova disso é que, mesmo em momento desafiadores, mantemos nosso cronograma de lançamentos no Brasil e fomos pioneiros ao trazer para o país os modelos QLED 8K”, declarou a executiva.

Para se aproximar dos arquitetos e designers, a empresa investiu na linha de TVs QLED em 2018, com foco na integração com a decoração e com o conceito da casa conectada, reforçada este ano, com o lançamento da linha QLED 8K e de novos modelos de 4K, lançados em abril. “Queremos estreitar esse relacionamento, pois sabemos da importância do segmento e contamos com um portfólio variado de produtos que, além de sofisticação e estilo, são altamente inovadores e combinam bem com este universo”, ressaltou Patrícia.

Um diferencial das TVs QLED, tanto 8K quanto 4K, é o Modo Ambiente, que revolucionou a forma de integrar a TV com a decoração da casa, decretando o fim da tela preta, pois nessa função é possível combinar harmonicamente o plano de fundo com o vidro da tela. Nesse ano, a Samsung lançou novos temas decorativos, com mais opções para exibições e montagens de imagens, entre outras inovações para personalizar seu espaço.

A experiência adquirida ao longo de duas décadas de carreira trouxe um olhar diferenciado à profissional, que também enfrenta  desafio de conciliá-la com a maternidade. “Eu tenho uma filha de 10 anos e ela é superconectada. Aprendo, dentro de casa, sobre essa nova geração, que também é um público importante para a Samsung. Então, mesmo sendo muitas vezes desafiador conciliar a maternidade com a agenda de trabalho, é também muito gratficante essa relação de troca”, concluiu Patrícia.

Foto em destaque: com 33 milhões de pixels, a QLED 8K Q900, da Samsung, traz inovações em qualidade de imagem, como o upscalling, que faz uso de inteligência artificial.

Texto: Mariane Reghin | @marianereghin

Deixe um comentário

Your email address will not be published.
*
*