
Marcelo Salum assina o ambiente As Rosas Falam na CASACOR SP 2024
O ambiente assinado pelo arquiteto foi inspirado no feminino fazendo uso da proporção áurea identificada na natureza
Reconhecido por sua habilidade única em contar histórias por meio do design arquitetônico, o arquiteto Marcelo Salum presenteia os visitantes da CASACOR São Paulo 2024 com uma experiência cheia de significado no espaço “As Rosas Falam”, nome do ambiente que reflete a delicadeza e a força do feminino a partir das flores.
Alinhado com sua forte conexão com a proporção áurea, que guiou por muito tempo as construções e que pode ter relação com padrões encontrados na natureza, como a forma de distribuição das pétalas das flores, Salum faz alusão às rosas como representantes desta proporção. O arquiteto transmuta a essência das rosas em uma narrativa espacial que ecoa ainda a complexidade e a sutileza do feminino. Como um tributo à icônica canção “As Rosas Não Falam”, do cantor e compositor Cartola, o ambiente revela uma interpretação do que é feminino, revelando a força que reside na suavidade e delicadeza.
O arquiteto comenta: “Desde pequeno sempre tive muita conexão com as mulheres, com a força do lado feminino do ser que em aparência pode ser delicado, mas em essência é extremamente poderoso. A mulher é o sexo forte. Esse espaço é uma homenagem a todas as mulheres que muitas vezes não ocupam o seu lugar devido nesse mundo ainda tão patriarcal. Um espaço que reverência o feminino, a mãe que habita em todos nós.”
O escritório se destaca pela utilização de mobiliário de antiquariato, cada detalhe dos espaços foi cuidadosamente planejado para imergir os visitantes na narrativa. As obras de arte e peças decorativas desempenham um papel fundamental no ambiente. A arte é evidente em todos os detalhes, graças à colaboração de renomadas galerias e artistas.
fotos | MCA Estúdio