Ousadia com sotaque
Ousadia
com sotaque
O puro design marca este projeto
de Evelin Sayar, onde o pano de
fundo é a tapeçaria criada pela
espanhola Patricia Urquiola


A iluminação pontuou os tapetes com dicroicas embutidas.
No forro, iluminação com minidicroicas embutida no rasgo. Repare que aqui o projeto deixou a estrutura destacada.
Adquirido na planta por uma amante do design e sua família – marido e duas filhas – este apartamento de 300 m2 localizado no bairro Jardim, em Santo André, teve a planta e acabamentos personalizados no projeto assinado pela arquiteta Evelin Sayar. A ideia era acomodar poucas peças, com a condição que fossem de qualidade e assinadas por importantes profissionais.
Ao adentrar no apartamento, os convidados são recebidos por uma suntuosa cápsula de vidro adesivada que leva ao amplo living integrado. Já no estar/home theater de base alva, o que chama atenção é o conjunto de tapetes Mangas, da espanhola Patricia Urquiola, lançado no último Salão do Móvel em Milão, usada também para conduzir a disposição do mobiliário.
“De tão distinta, a tapeçaria merecia também a parede”, relata Evelin, que pensou o arranjo feito com as três peças componíveis, uma delas ocupando parte da superfície, conciliado com móveis aconchegantes e de cores chamativas como o sofá roxo.
Com as luzes apagadas, quem reina no espaço é a instalação luminosa do artista plástico Lúcio Carvalho, acomodada sobre o volume do hall de entrada. Em frente ao confortável sofá, o grande móvel executado sob medida abriga com sofisticação a TV que fica oculta pela porta espelhada de correr. No living, iluminação com dicroicas em LED branco quente e luminárias de cristal foi disposta ao redor do forro de gesso, destacando alguns pontos fundamentais da decoração, como a própria tapeçaria. Rasgos no forro foram feitos para receber uma luz central pontual e um discreto e quase imperceptível ar-condicionado. A praticidade destaca-se com a automação de luz e som da Antares.
Delimitando os ambientes sociais, o projeto destacou a estrutura deixando-a no concreto no estar. O espaço também recebeu piso de porcelanato vitrificado em contraste às pastilhas (Bisazza) da área de jantar. Para segmentá-los, Evelin recorreu à mesa tipo aparador Paper Table by Studio Job e à luminária de chão, ambos da holandesa Moooi.
Com a reformulação de layout, a sala de almoço/varanda gourmet que é ligada ao jantar pela porta de correr é o único acesso do social para os serviços. Ela recebeu laminado amadeirado na parede e ripas como forro valorizando o mobiliário. Entre as modificações de projeto, a divisória entre o estar e a cozinha foi reposicionada, ampliando o espaço de cocção e um dos banheiros da suíte de serviços foi reduzida liberando área para o lavabo que serve o social. “Foi um dos projetos mais caprichosos em que trabalhei”, relata a profissional, orgulhosa com o resultado.

Ao lado, o back light,
Subdivisíveis 2, criação
de Lúcio Carvalho,
outro chamativo do living.


No almoço/espaço gourmet,
a mesa Saarinen (Clássica Design)
faz jogo com Tulipas acobreadas,
e Louis Ghosts, de Philippe Starck,
em alumínio. Luminária Targetti
Poulsen, em acrílico, e churrasqueira
Bella Telha.

na área molhada. Rasgos no forro ganharam fluorescentes iluminando com eficiência.
Além das geladeiras side by side, gavetas refrigeradas para armazenar alimentos do café da manhã.

No hall, a cápsula de
vidro (Vidros Regina)
foi adesivada com
película estampada
com desenho
desenvolvido por
Valéria Beer
(Unique Mood).
Em linhas modernas e arredondadas, o quarto ganhou a personalidade da filha mais velha. O mobiliário (Marcenaria R&C) é de MDF laqueado. O painel que embute a TV é em vidro serigrafado (ARC). O pendente é da Kartell.
(matéria publicada na Revista Decorar 80, em Dezembro de 2013)
FOTOS J. Vilhora