
Para este projeto em apartamento, aconchego é a palavra-chave
Suavidade marcante
Pinceladas escandinavas em projeto de apartamento para um casal de empresários práticos e ativos
O casal de empresários de meia idade, que reside com toda a família na região de Araçoiaba da Serra, enfrentava um longo e maçante caminho de volta para casa no final do dia de trabalho. Esgotados dessa rotina de pegar estrada todos os dias, e com o intuito de melhorar a qualidade de vida, eles adquiriram um novo imóvel, de 50 m², em Alphaville, mais próximo da empresa que são proprietários, com o intuito de o utilizarem como apoio nos dias de reuniões até tarde.
Para traduzir em espaços aconchegantes o apartamento recém-adquirido, contrataram o Escritório De Sá, da arquiteta Laila de Sá, por indicação de amigos. Coube à arquiteta definir todos os acabamentos e traçar o projeto de interiores, de acordo com o perfil dos clientes, contemplando até mesmo a escolha dos utensílios domésticos.


O apartamento chegou em suas mãos como veio da construtora, apenas no contra piso e revestimento nas áreas molhadas. Estruturalmente, não foi preciso mexer em nada. O living integrado à cozinha americana e ao quarto correspondia ao gosto do casal. Para racionalizar os espaços e dar mais privacidade à área de descanso, a solução escolhida foi a marcenaria sob medida. A proposta previu uma divisória de madeira que também serve para comportar o home theater.
Limpo e funcional, o design de interiores tem um quê escandinavo. Sobre as cores neutras adotadas na base do projeto, que conferem a sensação de aconchego, Laila brincou com tons de azul que alegram os ambientes com sobriedade e elegância. O apartamento todo recebeu revestimento vinílico no piso em padrão amadeirado, em contrapartida da madeira natural, por causa da praticidade e por exigir pouca manutenção. Para as cortinas, a escolha recaiu para o linho por ser encorpado, dar leveza e promover transparência ao ambiente.


Quanto aos mobiliários, a mistura entre peças planejadas, marcenaria com projeto exclusivo e móveis soltos foi a combinação ideal para melhor aproveitar o espaço reduzido e dar personalidade ao design, refletindo o estilo de vida dos clientes. O projeto luminotécnico, por sua vez, recorreu ao LED, que valoriza os elementos decorativos com a aplicação de luz pontual feita por mini dicróicas ou embutidos recuados orientáveis. Os cortineiros são destacados com fita de LED, proporcionando a sensação de aconchego. No quarto, são três tipos de iluminação: central, pontual, em sua circulação próximo ao armário, e na cabeceira através de luminárias de mesa, possibilitando um momento de leitura ao morador.

Por Marcela Millan
Imagens Thiago Henrique
Matéria Publicada em Revista Decorar 114.
Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!

