Cheio de personalidade e sem divisões
Elegância clean
Dar conforto e aconchego a uma residência padrão feita por construtora foi o desafio da arquiteta Rosana Pintor
Dar conforto e aconchego a uma residência padrão feita por construtora foi o desafio da arquiteta Rosana Pintor. A profissional foi procurada por um casal de empresários que tinha acabado de receber as chaves de um apartamento novo de 240 metros quadrados, mas ainda sem acabamento.
Para ampliar visualmente os espaços, a cartela de cores escolhida para os interiores foi predominantemente clara. “Os moradores precisavam continuar com a sensação de liberdade que tinham na antiga residência, que era maior. O projeto ajudou na adequação a um apartamento”, conta Rosana.

Foto por J. Vilhora

Foto por J. Vilharo
A divisória de ripas de freijó faz a diferença do living que integra home theater, estar e jantar. A segmentação dos espaços é marcada apenas pela disposição do mobiliário e por esse elemento que leva transparência e, ao mesmo tempo, une os ambientes.
Ele sai do piso, ultrapassa o teto por uma abertura no gesso e é fixado na laje. Uma fita de led acompanha abertura no gesso e dá profundidade à peça, criando a sensação de que está flutuando. “A luz pontual evidencia que o painel não está preso a nenhum móvel”, afirma Rosana. A ausência de paredes está ligada a amplitude pensada para o design, assim como o uso de cores suaves.

Foto por J. Vilhora

Foto por J. Vilhora
A porta de entrada original foi trocada por uma pivotante de 1,40 metros de largura – para isso, parte da parede de alvenaria precisou ser removida. Como o projeto não delimita espaços fechados, a arquiteta fez uso de faixas de Castelatto branco em alto relevo dos dois lados da porta a fim de setorizar o acesso.
A claridade é generosa tanto em luz natural – que entra pela sacada gourmet e pela janela no estar – quanto artificial, obtida por lâmpadas dicroicas de led embutidas no teto e dois lustres dispostos simetricamente sobre a mesa de jantar – cada um é acompanhado por espelho e aparador.

Foto por J. Vilhora

Foto por J. Vilhora
Um pedido dos moradores foi a presença de elementos que transmitam vida e energia. O desejo foi atendido na varanda gourmet, onde a presença de madeira aumenta e o vermelho toma conta do espaço. Já a cozinha em linhas retas e materiais funcionais, exibe o contraste entre o cinza fosco e o acabamento branco laqueado dos armários de MDF.

Foto por J. Vilhora

Foto por J. Vilhora

Foto por: J. Vilhora
Os tons neutros continuam no quarto, desta vez com peças com efeitos metalizados. A parede tradicional recebeu cobertura de dry wall em três níveis diferentes e iluminação com fita de led embutida em uma abertura horizontal na altura da cabeceira da cama. O dry wall também foi o recurso utilizado para abrigar a estante de MDF.

Foto por J. Vilhora
Por Rafael Conti
Fotos J. Vilhora
Matéria Publicada em Revista Decorar 96
Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!

