
Personalização transformou o apartamento de 142 m² sem precisar de mudanças estruturais
Sabrina Salles prova para quem acha que reforma é sinônimo de “quebra-quebra” como é possível revitalizar um ambiente sem grandes intervenções
O projeto do apartamento de 142 m² em Moema, São Paulo, assinado pela arquiteta Sabrina Salles, é um exemplo de como a personalização pode transformar espaços de forma significativa, mesmo sem grandes reformas estruturais. Os jovens proprietários desejavam um ambiente contemporâneo e acolhedor, mas sem alterar a estrutura original do imóvel. “Como já havia uma configuração de layout bem definida, a única obra que realizamos foi a retirada das esquadrias entre a varanda e o living, deixando a área social integrada”, conta a arquiteta.
A paleta de cores, com destaque para o verde e terracota, criou uma atmosfera acolhedora e contemporânea. “Este projeto tem como ponto de destaque móveis de renomadas marcas de design escolhidas pelo nosso time para compor os ambientes. A atenção aos detalhes foi a chave para imprimir o estilo contemporâneo dos nossos clientes ao apartamento, explica a arquiteta.
Além das tonalidades, muitos itens ajudaram a compor o ambiente, como o tapete em ondas da Santa Mônica e o quadro Kiolo na sala de jantar. Os móveis escolhidos a dedo, incluindo a icônica poltrona Pitu de Aristeu Pires, complementam perfeitamente a proposta estética e funcional do espaço.
Na área do living, a arquiteta trouxe o tapete Noronha, do designer Pedro Franco, para Santa Mônica Tapetes. A peça é protagonista, trazendo cores quentes e texturas que remetem às ondas. “Aproveitamos peças adquiridas previamente pelos moradores para agregar ainda mais personalidade à composição, como o quadro do BAR Design, que já fazia parte do acervo dos clientes, mas ganhou um lugar de destaque na nova produção”.
No retrofit desta sala de jantar, a arquiteta aproveitou os móveis dos clientes realizando pequenas intervenções no ambiente. “De reforma, sugerimos revestir a parte de trás das cadeiras, pois o encosto possuía um tom de madeira que competia com o piso, e desenhamos um pórtico para o vão da varanda (que já era integrada). Outro destaque é o lustre, adquirido pelos moradores fora do Brasil, que abrilhanta o momento das refeições com seu design contemporâneo”.
fotos | Julia Herman