Projeto da Itten Design traz conforto e visual contemporâneo explorando materiais diferentes

Para o casal que passa a maior parte do dia fora trabalhando e sua filha adolescente, o lar ideal deveria ser prático e funcional, mas também aconchegante e estimular a convivência da família nos momentos em que estão em casa. Essas foram as principais necessidades que os clientes passaram para as designers de interiores Lilian Arevalo e Viviane Tomazini, da Itten Design, ao contratá-las para deixar o novo apartamento de 120 m² em Santana perfeito para seu estilo de vida.

“Eles preferem passar os dias de folga em casa, então queriam um espaço para reunir os amigos e a família, além de ambientes integrados e com boa circulação”, contam. A planta original do imóvel já oferecia uma área social adequada para receber convidados, com varanda gourmet conectada ao living que, por sua vez, já era ligado à cozinha. No entanto, varanda e cozinha eram separadas por uma alvenaria com uma porta, que precisaram ser removidas para a integração total. Essa foi a única intervenção estrutural necessária. “Não houve necessidade de uma reforma ampla. Além de retirar uma parede, fizemos adequações de pontos elétricos, novo estudo luminotécnico, rebaixamentos e detalhes de gesso”.

O trabalho mais amplo e detalhado veio na hora de vestir a casa. Esteticamente, os proprietários tinham preferência por ambientes claros, decoração com estilo contemporâneo, madeiras e materiais que tivessem apelo visual, mas de fácil manutenção. Ao colocar tudo isso em prática, a dupla explica que os acabamentos e revestimentos foram cruciais atender a cada um desses pedidos. “Os materiais foram o destaque. Tivemos o cuidado de coordená-los e alcançar um visual contemporâneo com eles”, dizem.

Alguns exemplos que fizeram toda a diferença são o papel de parede com aparência de cimento queimado no living e o porcelanato que parece aço corten (Bollpi) nas paredes da varanda. Devido às tonalidades escuras dos revestimentos especiais, Lilian e Viviane optaram por acabamentos amadeirados também mais escuros nos móveis planejados, para não criar muito contraste. Ainda assim a claridade solicitada pelos clientes continuou predominante, com pisos, cortinas, paredes pintadas e estofados em tons nudes, branco ou cinza claro.

O novo estudo luminotécnico desenvolvido pelas designers incluiu iluminação toda feita por spots embutidos, com exceção apenas para os dois pendentes (Empório Luz) sobre a mesa de jantar, lâmpadas com temperaturas adequadas para cada ambiente e fitas de LED em alguns pontos de marcenaria.
FOTOS Evelyn Müler