
Projeto de Adriana Fontana busca conferir qualidade de vida, com visual contemporâneo e ambientes integrados
Fazendo a diferença
Formada em administração, Adriana Fontana retomou os estudos e investiu em uma carreira que melhora a qualidade de vida das pessoas
Espiar as janelas dos prédios e casas de sua vizinhança, tentando adivinhar qual ambiente havia ali, e como ele fora decorado, era uma atividade que Adriana Fontana, quando jovem, levava como brincadeira. A paixão não diminuiu com o tempo, mas ainda assim sua primeira faculdade pouco teve a ver com o mundo do design – em um primeiro momento, a profissional cursou administração de empresas e, durante sete anos, trabalhou na área financeira. “O amor pela decoração falou mais alto e eu voltei a estudar, mudando completamente o rumo da minha vida”, conta.
Para seguir seu sonho, Adriana estudou design de interiores na conceituada Scuola Lorenzo Dei Medici, em Florença, na Itália, e fez um segundo curso, na mesma área, na Faculdade Belas Artes. Quando pensa nessas escolhas, não se arrepende. “O designer de interiores pode fazer a diferença na forma de morar. Ele pode mudar a relação da casa com seu morador, a fim de conferir qualidade de vida”, explica. Amante da profissão, ela iniciou a carreira prestando serviços terceirizados para grandes escritórios de arquitetura, fazendo pesquisa de mobiliários, fornecedores, tecidos. Hoje, comanda seu próprio escritório, que, com sete colaboradores, atua nos segmentos residenciais e comerciais.
Living, sala de jantar e cozinha integrados, com bases claras e neutras, são as bases do projeto.



Para entender as expectativas do cliente, Adriana propõe uma primeira entrevista sem custos, onde escuta sobre o dia a dia de quem a procura. “Eles enviam algumas imagens de referências, para entendermos melhor seu gosto e suas expectativas e até o que eles não gostam”, comenta a designer, que tornou-se conhecida por seu estilo que abusa, com elegância, das cores e texturas. Sempre atualizada das tendências e disposta a ousar, ao se definir, diz que é bastante contemporânea e atual.
“Adoro trabalhar com base cinza e utilizar tons alegres para compor, como amarelo e laranja. Uso azul e verde para ajudar na contraposição das cores”
Adriana Fontana, designer de interiores
Exemplo de um projeto cheio dessa personalidade viva é a reforma desse apartamento localizado em Água Fria, com 120 m². Os clientes – um jovem músico e sua esposa, com filha recém-nascida – herdaram do avô paterno o imóvel dos anos 1970 e desejavam modernizá-lo. “Queriam espaços amplos para que pudessem brincar com a bebê. Tudo deveria ser prático e integrado”. O imóvel tinha revestimentos da época e carpete nos dormitórios. “Removemos o carpete e descobrimos um piso de madeira original do imóvel, que restauramos. Todos os outros revestimentos foram substituídos por algo mais moderno e clean”.



Perfil Adriana Fontana
Naturalidade: paulistana
Formação: design de interiores, design e história da arte
Onde: Scuola Lorenzo Dei Medici (1998) e Faculdade de Belas Artes (2001)
Tempo de atividade: mais de 15 anos
Áreas de atuação: arquitetura de interiores, arquitetura, área residencial, apartamentos decorados, área corporativa, áreas comuns, etc.
Projetos em andamento: 15
Regiões onde se localiza a maior parte de seus projetos: grande São Paulo
Mostras que participou: Mostra Itu Casa Decor e Vitrine Artefacto D&D
Atividades paralelas: estudo de cores através de diversas palestras
Estilo: contemporâneo, moderno e atual, em que as linhas retas, a mistura de cores, grafismo e iluminação decorativa sempre costumam aparecer, buscando conquistar ambientes convidativos, aconchegantes e personalizados.
Morar bem é: morar em um lugar que faça nos sentirmos em casa
Bom design é: aquele que faz as pessoas sentirem-se bem
Luxo é: estar feliz!
O cliente ideal é: aquele que aceita as sugestões do profissional e confia plenamente no projeto que lhe é apresentado
Referências que pautam seus projetos: projetos internacionais que utilizam cores como partido de projeto
Um mobiliário: poltrona LC
Uma obra de arte: A Noite Estrelada, óleo sobre tela do pós-impressionista Vincent van Gogh
Um revestimento: revestimento cerâmico Just Life, da Gardenia Orchidea
Uma obra de arquitetura: Pérez Art Museum Miami, dos arquitetos Herzog & de Meuron
Um ícone de São Paulo: Museu de Arte de São Paulo (MASP), projetado por Lina Bo Bardi
Por Marcela Millan
Imagens Phoética Ateliê Fotográfico e Salvador Cordaro
Matéria Publicada em Revista Decorar 114.
Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!

