Decorar360

Posted on

Projeto de base neutra faz peças de design e obras de arte brilharem

Escultural

Peças de design e obras de arte se destacam como protagonistas neste projeto, ao lado de uma magnífica escada de metal.
 
 
 

projeto1
Living, jantar e estar são integrados. Destaque, a escultural escadaria metálica recebeu pintura automotiva fosca. Por conta das grandes esquadrias de vidro, ela pode ser vista inclusive do lado de fora da residência, que recebeu piso de porcelanato que lembra o concreto (Portobello). À direita, a mesa Denise, com design de Pedro Mendes, rodeada por cadeiras com base giratória e estrutura em aço de Sergio Farher.

 
Muito design, aço, vidro e concreto, além de uma pitada de inspiração oriental foram as bases deste projeto do arquiteto Luiz Maganhoto e do designer de interiores Daniel Casagrande, que buscaram idealizar a casa dos sonhos para eles mesmos e sua família. Com 500 m² e localizada em Curitiba (PR), a residência foi pensada para receber muitas visitas, onde estética e funcionalidade andam lado a lado.
 
projeto2
Sobre a mesa de jantar, os pendentes de madeira PD60, da Lumidec. Ao fundo, gravuras de Eduardo Sued dividem espaço com o painel Matisse, modulado em resina preta, hidrato e madeira ebanizada (Momentum & Design). O elevador, que conduz aos três pavimentos da casa, recebeu frente em mármore Gris Armani (Dutras Pedra).

 
projeto3
Em um dos cantos do living, um aparador em aço inox (Artefacto) repousa ao lado de um tapete de pele natural com serigrafia (Persepolis). Nichos Petrus (Adresse), foram dispostos para formar uma composição escultural, para abrigar a coleção de DVDs.

 
projeto4
No living, diversos destaques, como a cadeira Egg, de Arne Jacobsen, revestida em pelo natural de vaca. Um cocar indígena da Bahia foi emoldurado e pendurado ao lado da lareira. A mesa de centro tem tampo em vidro serigrafado (Marili Decor) e abriga diversos objetos decorativos, como peças de Jacqueline Terpins. Ao fundo, as esferas vazadas em aço inox são do designer Fernando Akasaka.

 
“Nossa concepção segue linhas retas e estilo contemporâneo, contemplando a maior área possível de esquadrias e entradas generosas de luz solar e ventilação”, explicam. Era desejo terem um lar com muita luminosidade natural, além de um espaço externo para recreação. Assim, o térreo recebeu uma área de lazer que se comunica diretamente com o living, separada por portas de vidro.
 

“A intervenção topográfica foi grande. Tivemos que manter o greide do terreno em muitos trechos, para preservar alguns maciços de vegetação a pedido da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba [SMMA]”.
 
Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande, arquiteto e designer de interiores

 

projeto5
A cozinha gourmet integrada com o living tem bancada em Neolith Concret (Alicante), com cooktop (Elettromec), coifa dupla (Coifatec) e mobiliário planejado da Artigiano. A grande esquadria de vidro é interrompida pela porta (3 x 1,70 m) com estrutura metálica e revestimento com painéis ACM corten, com alças de vidro serigrafado e aço inox. TV: LG.

 
 
Na área interna, por sua vez, a integração também foi palavra-chave: living, estar, jantar e cozinha se conectam, apesar de serem bem delimitados. Ali, a decoração é atemporal, mas cheia de personalidade, abusando de peças de design cuidadosamente escolhidas – com desenho, por exemplo, de Sergio Farher, Pedro Mendes ou Arne Jacobsen. “Também havia a preferência por tons neutros, como branco, preto e prata”, contam. Apesar disso, a base predominantemente clara é cortada pela escadaria circular metálica, em amarelo vibrante, e eventuais pontos de cor no décor, que soma muitas obras de arte – como os quadros abstratos de Eduardo Sued ou objetos do designer Fernando Akasaka.
 
projeto6
O quarto do casal,sóbrio, tem painel da televisão em BP revestido com lâmina natural de madeira, sobre o qual foram apoiadas as gravuras de Carlos Eduardo Zimmermann. O aparador em resina cinza tem pés ebanizados (Marili Decor). A dupla de cadeiras giratórias têm estrutura em metal.

 
projeto7
Apesar de ser o quarto de uma criança pequena, a proposta é versátil. A cama tem cabeceira estofada com revestimento de couro natural, o papel de parede é em alto relevo (Adorniê Ambientes) e o piso recebe carpete com manta de silicone (Beaulieu do Brasil). Uma poltrona traz graça e vida, juntamente com a estante de madeira com pintura com detalhe descascado (Diesel). Persiana Luxaflex.

 
Por buscar praticidade, os profissionais optaram por revestimentos fáceis de limpar (no piso, porcelanato que evoca concreto) e com vida útil razoável, resistentes ao uso por parte das crianças. Assim, os tecidos são sintéticos emborrachados e os de algodão receberam tratamento de impermeabilização.
 
A casa ainda foi inteiramente automatizada, integrando iluminação, som, ar-condicionado, persianas e irrigação. “O sistema de iluminação é todo embutido, na cor branca. Utilizamos LEDs 2700 e 4000k. Optamos por pendentes somente na sala de jantar e algumas arandelas na área externa”.
 
projeto8
A área externa de aproximadamente 100 m², com direito a lounge, tem piscina aquecida (Desjoyaux Piscinas) de uma raia (12 x 2,3 x 3 m). que termina em uma borda infinita.

 
projeto9
A residência contempla dois estilos de paisagismo: um jardim contemporâneo e um pequeno jardim francês ao fundo do terreno, com jasmins e primaveras que se espalham sobre um deck (Madeplast). Fontes e esculturas completam a proposta.

 
 
 
Por Marcela Millan
Imagens Rodrigo Ramirez, Roger Dipold e divulgação
Matéria publicada em Revista CM edição 179

Faça o download do app CM e tenha acesso à todas as edições!


clique aqui!

ou aqui!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.
*
*