
Projeto em apartamento traz discreta personalidade aos tons neutros, com móveis de design e obras de arte
Sem exageros
Prezando pela integração, apartamento tem base neutra sem perder a personalidade.
Um apartamento contemporâneo e perfeito para receber amigos – era isso que o jovem casal desejava para seu novo lar de 130 m² localizado em Santana. Comprado na planta, tinha pouca personalidade e, por isso, intervenções, inclusive de alvenaria, foram pensadas pelo arquiteto Toninho Noronha, que contou com colaboração do arquiteto Renato Andrade.
Para adequá-lo ao uso da família, que adora ser anfitriã de encontros descontraídos, Toninho unificou a cozinha com o terraço gourmet, derrubando paredes e nivelando o piso de todos os ambientes em busca de uma integração física e visual. Assim, a área social tornou-se mais ampla e fluida. “Os caixilhos do terraço também foram removidos e, depois, feito o fechamento”, explica. A cozinha recebeu ilha central com uma bancada acoplada, convidando os comensais a participarem dos preparos do “chef da hora”. Recostado em uma das paredes, um bar – com desenhado de Noronha – brinda as noites.


Home theater e living ocupam o mesmo espaço, e a disposição do mobiliário delimita suas funções. Para a mesma sensação de continuidade, todo o piso da área social recebeu porcelanato, que compôs com paredes pintadas de cinza – uma paleta sóbria e perfeita para receber pontos de cor. “A iluminação foi criada de forma a também delimitar cada ambiente”, conta o profissional. E, com a ajuda de grandes janelas envidraçadas, o apartamento ainda é banhado com muita luz natural.
No décor, móveis de design dividem espaço com a marcenaria desenhada por Toninho Noronha e executada de madeira freijó clareada, com acabamento laqueado. Esse material aquece os ambientes com seu aconchego e quebra a paleta predominantemente branca e cinza. E, para alcançar a personalidade desejada, uma das paredes ganhou um moderno grafite de Binho Ribeiro, que conversa com as obras de arte que se espalham pelo apartamento – como fotografias de Cristiano Xavier e Rudo Sebastian.


Resguardado, o quarto do casal preza pelo aconchego das texturas – tanto que recebeu um tapete de fios longos e cabeceira estofada, executada de linho – e segue a mesma linha de cores neutras. Enfim, muita personalidade, mas sem exageros.
“Marcenaria executada de madeira freijó aquece os ambientes e quebra a paleta de cinza e branco”.
Toninho Noronha, arquiteto



Por Marcela Millan
Imagens Kiko Masuda
Matéria Publicada em Revista Decorar 128.
Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!

