
No Bela Vista, projeto traz funcionalidade e racionaliza os espaços
Jovem retrô
Peças pertencentes ao proprietário destacam-se sobre a marcenaria que traz funcionalidade e racionaliza os espaços
O advogado, que vive com a companheira e sua fiel cachorrinha, tinha desejos bastante claros ao adquirir o apartamento de 42 m², localizado na Bela Vista. Precisava de um espaço aconchegante e prático, de fácil manutenção e que contasse com vários tapetes no piso, para aquecer o pet. Tudo para viver confortavelmente sem ter muito trabalho no dia a dia.
Novo, o imóvel foi entregue pela construtora com acabamentos básicos. Assim, para idealizar as adaptações, contratou os arquitetos Rodrigo Kolton e Beto Monzon, da RK Arquitetura & Design, que pilotaram pequena reforma de 45 dias. Em função da área enxuta, o projeto previu a remoção da divisória de drywall existente entre o dormitório e o estar. “Para ganhar mais espaço, dividimos o ambiente com o painel de vidro adesivado – elemento leve e translúcido – e com a TV, instalada em suporte giratório que permite o uso nos dois espaços”, explicam.
Transparências e espelhos dão maior amplitude aos espaços pincelados por cores estratégicas e marcantes.



Outra mudança foi realocar a cozinha para a varanda, fechada por porta de correr, tornando-a compacta. Para garantir funcionalidade, a solução exigiu a mudança dos pontos de elétrica e hidráulica. Ao fim, o projeto ampliou o living, propiciando conforto para a recepção dos amigos. “Dividimos os ambientes conforme as funções – espaço de leitura, estar, dormitório e cozinha-varanda. A otimização, sem divisórias, e a distribuição deram-se por elementos visuais, iluminação e as tapeçarias”, dizem.
O projeto misturou diversos estilos dentro de uma base clássica, imprimindo por meio de uma paleta de cores diversificada a personalidade forte do futuro morador. Como o imóvel ficou sem divisórias, as mesmas precisavam ser trabalhadas para que o design alcançasse um resultado coerente. Ainda assim, não faltou ousadia – o banheiro foi pintado de vermelho, cor favorita do cliente, criando um ambiente vibrante. Os materiais adotados são de fácil manutenção, como vidro, quartzo e piso laminado no living e quarto.


Devido ao tamanho do imóvel, o design de interiores compôs os ambientes com móveis feitos sob medida em marcenaria, mesclando-os com peças prontas que o cliente já possuía. A iluminação, por sua vez, foi distribuída de maneira focal, com luzes centralizadas na área de estar e pendente na mesa. De resto, ela foi pensada para valorizar os armários do dormitório e também a parede de entrada do apartamento – com obras de arte – assim como os pontos focais de leitura. No banheiro, uma iluminação decorativa foi pensada na parte superior do espelho.
“O projeto contemporâneo com base clássica tem uma estética de cores diferenciada”
Rodrigo Kolton e Beto Monzon, arquitetos da RK Arquitetura & Design

Por Marcela Millan
Imagens Rogério Neves
Matéria Publicada em Revista Decorar 114.
Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!

