
Projeto traz revestimentos em foco
Elegância masculina
Projeto aposta em tons sóbrios e texturas para dar personalidade a apê de solteiro
O living, que foi ampliado no novo projeto, tem base clara que contrasta com peças marcantes de tons sóbrios – como a dupla de bancos com tecido de linho estampado, da Bolis, adquirido no Ateliê Petrópolis, e a mesa de centro de madeira Malcon. A marcenaria aparece no painel laqueado e home de espelho e madeira, desenhado pela dupla e executado pela AWN Móveis. Para aquecer o piso de porcelanato, tapete Prisma, da Santa Monica.
Apesar de ser um homem que viaja o mundo e pouco fica em casa, o jovem trabalhador do mercado de importação tinha o desejo de modificar o estilo de seu apartamento de 170 m², localizado em Campo Belo, para aproveitar o conforto do lar nos momentos de pausa. O layout original – pouco funcional e compartimentado, com fraca iluminação de plafons e mobiliário antigo e desgastado – não combinava com seu perfil mais dinâmico e sofisticado. “Alinhar ambientes confortáveis com elegância e funcionalidade era o maior desejo do morador que, por conta de sua rotina, deixou todas as escolhas e definições em nossas mãos” conta a designer de interiores Roberta Saes e a arquiteta Flávia Nobre, dupla que comanda o escritório do Meet Arquitetura e Interiores.
Com base em um briefing que fizeram em uma entrevista com o proprietário, as profissionais optaram por remover um dos quartos da planta original do apartamento, usando seu espaço para ampliar o living. A despensa também foi reduzida para que, assim, a sala de jantar pudesse crescer. “Uma mudança de destaque foi a troca da localização da porta do hall, que antes era alinhada com a porta do lavabo. Mudando-a de posição, a alinhamos com a ampla sala de estar integrada ao jantar”, explicam.


Os revestimentos de tons sóbrios e escuros são os destaques do projeto, que ganhou personalidade com estampas geométricas e texturas. Nesse contexto, a madeira é uma aliada em busca do conforto desejado pelo rapaz. “Alinhamos o uso da laca à madeira, a cor escura a tecidos na cor cinza e quebramos a sobriedade com revestimentos geométricos”, descrevem. Mármore e vidro ainda aparecem em algumas paredes, que remetem a um ar nobre e sofisticado, e a marcenaria desponta como peça-chave para algumas soluções inteligentes – por exemplo, o painel que serve como divisória entre a sala de jantar e a cozinha; quando fechado, deixa a passagem discreta e quase imperceptível.
O mobiliário foi escolhido com cuidado e segue as mesmas cores e padronagens do apartamento, com tecidos sóbrios e eventuais estampas. As persianas da varanda automatizadas dão conforto e praticidade total. No novo projeto luminotécnico, os paflons cederam lugar a lâmpadas com tonalidade amarela para aquecer os ambientes. “Buscamos equipamentos que trazem iluminação indireta, como os rebatedores, para que mais uma vez reforce o sentido do aconchego”, comentam as arquitetas. Uma boa razão para voltar para casa, afinal, para muitos, essa é uma das melhores partes da viagem.
“Conforto e sofisticação foram atingidos com revestimentos especiais, além de estampas geométricas”
Roberta Saes e Flávia Nobre, arquitetas do Meet Arquitetura e Interiores


Por Marcela Millan
Imagens Gustavo Awad
Matéria Publicada em Revista Decorar 119.
Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!

