
Reforma transforma imóvel dos anos 1980 em recanto de família contemporânea
Atualizado
Reforma coloca abaixo imóvel da década de 1980 para transformá-lo no recanto de família contemporânea.
O conceito de integração e amplitude pautou o projeto, que tem living bem delimitado pelo mobiliário – como o sofá K700, da Lider Interiores, que repousa sobre um tapete desenhado pela dupla e executado pela Sol & Art.O apartamento de 200 m², no bairro da Lapa, contava muito de sua história, com uma arquitetura da década de 1980. “Por se tratar de uma edificação antiga, existiam muitas limitações – como o pé-direito baixo, pouco espaço para a tubulação elétrica e hidráulica, entre outros desafios”, contam Marcello Sesso e Débora Dalanezi, do Sesso & Dalanezi Arquitetura+Design, escritório responsável por modernizar as estruturas do espaço. “Quase tudo foi colocado abaixo. Todos os revestimentos e infraestruturas foram refeitos sem impactos estruturais, com exceção do piso dos quartos, que teve sua madeira reformada, o que resultou numa coloração impecável”, explicam.
“O projeto tem estilo contemporâneo, mas levou em consideração o clima de aconchego solicitado”.
Marcello Sesso e Débora Dalanezi, do Sesso & Dalanezi Arquitetura+Design


O desafio era transformar o imóvel em um lugar com muito conforto, onde a família pudesse ter seus espaços individuais e privativos, mas que também desfrutasse de ambientes de lazer integrados para momentos de convívio. “Quando aceitamos o projeto, existiam muitas diferenças de níveis no piso e de tipos de revestimentos que traziam a compreensão de que cada ambiente era um mini espaço dentro do todo da edificação”, analisam. Para quebrar essa sensação e trazer um conceito de unidade e integração, a dupla nivelou os pisos e unificou os revestimentos, substituindo as cores escuras por uma paleta mais clara – como tons de bege, caramelo e amadeirados, com detalhes de tijolos que evocam um ar mais despojado. A utilização de espelhos como revestimento veio para reforçar essa máxima de amplitude. “Ainda transformamos o espaço da antiga lareira para criar um bar-adega”, ressaltam.


Os caixilhos da varanda ainda foram retirados, integrando-a com os ambientes de estar. Ali, o piso recebeu um deck de revestimento cimentício que imita a madeira, estruturando o nivelamento de piso, e um banco que atende tanto à mesa, quanto ao recanto de descanso, ao lado do jardim interno – perfeito para as horas de relaxamento.
O décor segue estilo contemporâneo, com a mesma paleta de cores do apartamento – destaque para a luminária-escultura de Ingo Maurer, no hall de entrada. Com personalidade, grande parte do mobiliário tem design assinado por nomes como Marcus Ferreira, Estudiobola e Guilherme Wentz. As grandes janelas, que se distribuem em todas as faces do lar, propiciam ventilação cruzada e muita luz natural, que é auxiliada por um projeto luminotécnico todo de LED, distribuído em trilhos, para deixar o apê contemporâneo.
Clean, a sala de jantar tem mesa da Clam, rodeada por cadeiras com design do Estudiobola, fornecidas pela Brentwood. O pendente duplo da FAS tem desenho minimalista completa o visual limpo.
Na cozinha, a estética do preto e branco domina, com revestimento cerâmico geométrico da Mosarte. Uma bancada de granito São Gabriel, da Neogran, é rodeada por banquetas Tok&Stok. Para refeições rápidas, mesa Saarinen com tampo de mármore, rodeada por cadeiras Eames.
A suíte máster tem cabeceira feita de freijó que, unida aos tijolos de travertino na parede, criam um clima aconchegante. As arandelas da La Lampe foram desenvolvidas especialmente para o ambiente.Por Marcela Millan
Imagens Mariana Orsi
Matéria Publicada em Revista Decorar 129.
Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!

