
Revestimentos e objetos pontuam décor que deveria unir rústico e clássico neste projeto
Estilos em equilíbrio
Buscar um projeto para unir duas vertentes da decoração foi o maior desafio do escritório Capri Design
Para dar amplitude ao apartamento. o terraço foi nivelado e foram removidas esquadrias, portas e paredes, além de piso e parede receberem o mesmo porcelanato Portobello, que imita madeira, vide foto acima.
O casal de bancários, pais de uma bebê, estava num impasse na decoração de seu novo apartamento de 115m² na Vila Maria Alta, região Norte de São Paulo. Ele preferia o estilo rústico; ela, o clássico. Criar um decór que unisse os dois padrões estéticos não foi tarefa fácil. “A decoração buscou a conciliação entre essas preferências, deixando o clássico mais para o lavabo e sala de jantar, e o rústico com toques vintage para o espaço gourmet e cozinha”, explica a arquiteta Cássia Giacomazzi, que assinou o projeto com a designer de interiores Lúcia Vale – ambas responsáveis pelo escritório Capri Design.
Para atender a preferência da proprietária, as profissionais optaram por revestir as paredes da sala de jantar com um papel de parede marcado por uma cor neutra com linhas verticais. A mesa branca, acompanhada por cadeiras com design moderno e aconchegante, dá um toque de leveza e requinte à decoração. Uma das paredes é inteiramente revestida com espelho, o que dá amplitude ao espaço, e o lustre de estilo arrojado pontua o tom clássico.


Enquanto isso, a cozinha é marcadamente rústica, ao gosto do morador. O armário feito sob medida tem aspecto de madeira e é composto com um tom de vermelho para ganhar um toque sofisticado. Seguindo esse estilo as paredes, por sua vez, receberam papel de parede que imita embalagens vintage de alimentos – num tom despojado e receptivo.
A sala de estar deveria ser um espaço aconchegante para a família e os convidados assistirem à TV, por isso optou-se por uma decoração que tem revestimento de parede rústico, porém suave. O confortável sofá bege e o rack de madeira trazem leveza e elegância ao espaço, que é integrado ao gourmet com uma estética mais marcante. “Usamos porcelanato em réguas padrão madeira, não só no piso, mas também revestindo a viga, criando a ilusão de vigamento de madeira”, explica Cássia Giacomazzi.
“Adotamos como base o estilo contemporâneo para conciliar os gostos do casal, pontuados nos revestimentos e nos objetos“
Cássia Giacomazzi e Lúcia Vale, arquiteta e designer de interiores do Capri Design.


O aspecto clean da decoração é retomado no lavabo, marcado por cores suaves. A bancada com cuba esculpida branca traz um design ousado e ao mesmo tempo elegante, o que é acentuado pelo papel de parede estampado com arabescos de estilo clássico. No suíte do casal, toda a marcenaria ressalta a estética clássica preferida pela moradora, e isso é complementado também pelo papel de parede. No quarto da bebê, os revestimentos são marcados pela cor rosa, que lembram a infância e tornam o ambiente agradável e estimulante para a filha do casal.

Por Victor Hugo Felix
Imagens Henrique Ribeiro
Matéria Publicada em Revista Decorar 121.
Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!

