Simples e atemporal
Simples e atemporal
Cores neutras e iluminação pontuada conferem leveza e harmonia ao projeto de interiores deste apartamento
Por se tratar de um apartamento novo, com 189 m2, a reforma idealizada pela designer de interiores Audrea Castro, dispensou qualquer intervenção na alvenaria, visto que a planta atendia às necessidades do casal e suas duas filhas. Um dos desafios da profissional foi criar uma proposta atemporal, com mobiliário e materiais de revestimento de qualidade.
Soluções leves e simples transmitiram requinte aos ambientes, assim como desejavam os proprietários. A escolha dos revestimentos de piso e parede também fez a diferença no visual dos espaços. No lugar de porcelanato em dimensões menores, como o especificado no projeto original, a versão adotada, 1,0 x 1,0 m, aumentou a sensação de amplitude em alguns espaços.
A escolha das cores também teve seu peso para o resultado final, ajudando a reforçar o conceito de contemporaneidade do projeto. A proposta sugeriu uma composição dos tons bege, off white, cinza e branco, predominante no living, seja em estampas dos estofados, seja na tonalidade dos revestimentos de piso, paredes, ou ainda de tapetes e cortinas.
Atenção especial também foi dada à iluminação. “Um projeto adequado pode transformar qualquer ambiente e potencializar a sensação de conforto visual”, justifica. Uma das prioridades do projeto luminotécnico, segundo Audrea, foi o uso de lâmpadas LED na maioria dos cômodos, devido aos benefícios proporcionados pela tecnologia, assim como a longa vida útil e o baixo consumo de energia. As dicroicas também aparecem em alguns ambientes, mas somente para efeito decorativo, intercaladas por AR 70, que valorizaram principalmente o revestimento em relevo da parede principal do home theater, além de AR 111 no corredor do living.
Outra missão da designer ao elaborar a proposta foi levar maior amplitude às áreas comuns. Para tanto, a profissional usou de recursos estratégicos como a disposição mais acertada do mobiliário. Graças ao lay out dos móveis no espaço, quando aberta, a varanda se integra ao living trazendo mais conforto aos usuários. Neste espaço, a cor é mais intensa e os móveis tendem para o rústico chic aliando-se perfeitamente à decoração da sala.
Na cozinha, uma composição de pastilhas cerâmicas sobre a parede principal harmoniza-se aos eletrodomésticos escovados, à bancada e aos armários, arrematando o apartamento com design.
Cores neutras predominam no living com estofados da Artville, mesa de centro da Dunelli House e piso da Recesa. No home theater o painel (Celmar) é valorizado pelo mosaico em relevo (Tropo Bella).
Integrada ao living, a varanda quando aberta amplia o espaço social e reforça a linguagem do projeto
A iluminação pontuada da Lustres Irie traz conforto visual ao jantar com mesa laqueada da Sierra e as cadeiras floridas da Dunelli House. Note que o tapete (TS Revestimentos) compõe com as cortinas no mesmo tom. Para a varanda, móveis de fibra sintética com um pouco de cor. Já na cozinha prevalece a contraposição do branco e preto, presente nos móveis planejados (Elgin) e nos revestimentos de piso e paredes.
Audrea Castro, designer de interiores
Por
Imagens J. Vilhora
Matéria Publicada em Revista Decorar 86
Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!

