
Sofisticação e boas ideias conferem amplitude e aconchego ao apê de 57 m² deste projeto
Menos espaço, mais conforto
Diferentes táticas dão amplitude e aconchego ao apê de 57 m², em Pinheiros. Projeto do escritório Bordin & Soares.
O uso do espelho no armário do living torna o apartamento mais amplo e elegante. Para conferir acolhimento, uma das paredes recebeu madeira, da Taúna Móveis.
Mudar-se para um apartamento três vezes menor que o anterior é um processo delicado. Mas, com as dificuldades, surgem também as possibilidades, como mostram as designers do escritório Bordin & Soares neste projeto de 57m², em Pinheiros. No espaço, as profissionais Gabriela Bordin e Patrícia Soares adotaram diferentes táticas para dar amplitude e aconchego ao novo apartamento.
“O maior desafio foi planejar os móveis e os armários para guardar todas as roupas e utensílios da cliente”, explica Gabriela Bordin. Antes de entrar em contato com o escritório de design de interiores, a proprietária do apartamento já havia planejado os móveis com uma marcenaria. Então, as designers precisaram adaptar o projeto à decoração. O maior destaque é o móvel do living, que seria um guarda-roupa com duas portas espelhadas, mas foi transformado em uma estante que alterna nichos abertos e fechados. O móvel, assim, tornou-se mais funcional e sofisticado.
Aliás, sofisticação é a palavra-chave de toda a decoração. O living e a cozinha integrados são marcados por elementos de linhas retas, sem curvas acentuadas – uma estética clean e moderna, a exemplo do armário, do sofá acinzentado, da mesa branca e do rack.

Tons claros e da escala de cinza foram utilizados nesse espaço social para dar amplitude e modernidade ao projeto. No entanto, chama a atenção a parede inteiramente revestida de madeira. “Isso foi feito para quebrar a frieza das cores sóbrias”, diz Gabriela. Outros elementos utilizados nesse intuito são as flores.
“Sempre colocamos flores em nossos ambientes, pois os tornam mais aconchegantes e trazem vida ao espaço”
Gabriela Bordin e Patrícia Soares, designers do escritório Bordin & Soares
Na varanda, a grande mesa é acompanhada por cadeiras com design clean e cores suaves. Ao fundo, foi colocada uma cadeira com uma banqueta em formato de ovelha para que os convidados tenham mais conforto e descontração nos encontros sociais.
A estética minimalista segue para o quarto, onde é complementada por uma peça inusitada: o criado-mudo com um perfume vintage. “Este móvel foi paixão à primeira vista, tanto da cliente como nossa. Por conta de o quarto ser pequeno, colocamos uma peça diferenciada para justamente contrastar com um ambiente sóbrio”, comenta a designer. A ideia foi usar uma peça de efeito, e o objetivo foi plenamente alcançado.


Por Victor Hugo Felix
Imagens Henrique Ribeiro
Matéria Publicada em Revista Decorar 121.
Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!

