Posted on

TV ganha painel de porcelanato ao longo de pé direito duplo em apartamento de 240 m²

arquitetura | Marta Martins

 

Parede verde na varanda levou o poder das plantas para dentro do projeto com uma paleta suave, moderna e aconchegante

 

Desenvolver um projeto de arquitetura de interiores é sempre um desafio, mas entregar um resultado esperado pelos clientes – ou mesmo alcançar um contexto capaz de superar as expectativas depositadas por eles – , é verdadeiramente muito gratificante para o profissional de arquitetura que acompanha tudo muito de perto e realiza muitas trocas de impressões, referências e estudos antes de iniciar a execução. É essa a síntese que a arquiteta Marta Martins, à frente do escritório que leva seu nome, realiza sobre a reforma proposta para um apartamento, de 240m², e da experiência de trabalhar em cada obra que já realizou.

 

 

Com um pé-direito duplo na sala de TV e varanda, que foram integradas após a abertura dos cômodos, o objetivo era transformar as grandiosas paredes em elementos presentes e valorizados de uma forma que saísse do óbvio. Assim, o ripado de madeira foi considerado apenas de um lado para acompanhar a prateleira superior. “Realizamos dessa maneira por uma preferência dos moradores, que não queriam uma presença muito grande da madeira”, recorda-se Marta. Dessa forma, ela investiu no porcelanato de grande formato e com estética de mármore para o revestimento do painel, que por sua vez foi acompanhado por LEDs embutidos nas laterais para propiciar as percepções de profundidade e a amplitude.

 

Na conexão entre os ambientes, a profissional também considerou a instalação de recursos luminotécnicos, com a iluminação em toda a sanca que acompanha o pé-direito mais alto e na região da parede verde por meio dos perfis de LED que também atuam como recurso decorativo. “Eu gosto muito quando temos a possibilidade de incluir a parede verde nos projetos, pois adicionar o verde para dentro de nossas casas, é uma prática que contribui para essa ligação entre o humano e o natural de que tanto precisamos”, diz Marta

 

 

Além da área social, com o balanço suspenso – que se configura como um chamado para as horas de relaxamento –, e as poltronas giratórias de couro, que atendem os dois ambientes, a divisão da varanda também considerou a execução de um espaço gourmet com churrasqueira, chopeira elétrica em torre na ilha e duas cervejeiras, que nitidamente expressam as preferências do cliente.

 

 

Na sutil ligação entre os espaços, a elegante sala de jantar entra em cena como um complemento da ala gourmet, quando é preciso acomodar um número maior de convidados. Entretanto, no projeto elaborado pela profissional, o ambiente mantém a sua singularidade quando as ocasiões pedem por um clima mais intimista e requintado.

 

Próxima à mesa de jantar, a adega é uma joia que valoriza os rótulos colecionados por seus clientes. Para compor o equipamento climatizado, a marcenaria desenhada por Marta Martins trouxe refinamento e armários que permitem acomodar os acessórios destinados aos momentos de degustação.

 

 

Separada da área social, a cozinha, com direito a uma pequena copa para as refeições diárias dos moradores, deu abertura para uma combinação clássica e atemporal – tanto na moda, como na arquitetura de interiores: o mix entre o preto e cinza. Para acompanhar a marcenaria cinza clara o preto marcou presença no granito preto absoluto revestindo todas as bancadas, e nos eletrodomésticos.

 

 

 

O quarto do casal, claro, seguiu a personalidade dos clientes. De estilo sofisticado, aconchegante e moderno, a composição focou nos tons neutros, com papel de parede em linho que arremata com a cabeceira azul.

 

 

Para os quartos dos filhos, a arquiteta dedicou um olhar prático e otimizado que realça um décor funcional, mas que ainda assim exalam a individualidade de cada um dentro de uma leitura contemporânea. Pensando nas soluções de arquitetura de interiores, prateleiras e nichos, na parte superior das paredes do dormitório da menina, ajudaram na missão de aumentar o espaço de armazenamento, sem interferir na leveza visual.

 

 

 

fotos | Rafael Renzo

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.
*
*