Posted on

Um novo olhar para o centro de São Paulo

retrofit | Basílio 177 | por Attos Henrique

 

Em um dos versos mais famosos da mpb, Caetano Veloso canta: “Alguma coisa acontece no meu coração, que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João…” e é próximo ao famoso cruzamento, no bairro República, onde há diversas construções emblemáticas, que carregam muitas histórias e resistem às diversas mudanças da paisagem urbana, que se destaca o Edifício 7 de Abril, projetado pelo Escritório Técnico Ramos de Azevedo e Severo Villares na década de 1930.

 

 

Criado para sediar a Companhia Telefônica Brasileira (CTB), o prédio abrigou a história da telecomunicação brasileira e seguiu com sua função até o ano de 2010. Fechado desde então, a Metaforma, incorporadora especializada em Retrofit, acaba de anunciar seu novo empreendimento habitacional no antigo edifício que será parte de um complexo, criado para contemplar um programa de necessidades pensado para os apaixonados pela efervescência do centro.

 

Em um movimento de ressignificação de prédios na região central, a incorporadora convocou um time de sucesso. O escritório Metro Arquitetos, dirigido por Gustavo Cedroni e Martin Corullon, criou o projeto de requalificação, que conta com mais de 35 mil m², com 274 apartamentos de diferentes tipologias, distribuídos em três torres, sendo dois retrofits, além de realizar intervenções para acomodar espaços comerciais, áreas de lazer, praça central arborizada, piscina na cobertura, academia, espaço gourmet e coworking.

 

As três torres residenciais terão entrada única pela rua Basílio da Gama. Para as áreas comuns e as plantas dos apartamentos decorados, a incorporadora convidou o Todos Arquitetura, escritório liderado por Maurício Arruda e Fábio Mota. O paisagismo terá assinatura da Ricardo Cardim, que estudou a vegetação nativa que dominava a região há 300 anos atrás para selecionar espécies atrativas aos pássaros e com grande potencial em benefícios ambientais.

 

Com a proposta de reintegrar as pessoas à cidade, de forma agradável e segura, o andar térreo do edifício principal será interligado por uma ampla galeria que conectará a tranquila rua Basílio da Gama com a Sete de Abril. O espaço aberto ao público terá lojas e restaurantes comandados por renomados chefs de cozinha e arte. Na adaptação dos espaços antes corporativos para os futuros apartamentos, muitos materiais estão sendo removidos para revelar os elementos originais de valor histórico que serão preservados na obra.

 

A proposta de uma das unidades de 3 dormitórios decorada pelo escritório Todos Arquitetura traz a área social integrada, com tons claros e mobiliários confortáveis. Os janelões de 2,60m de altura com caixilhos de ferro do Edifício 7 de Abril favorecem a entrada de luz natural e a sensação de amplitude dos espaços.

 

O reaproveitamento de materiais inclui os elevadores, que possuem o mesmo equipamento do Empire State de Nova York, em pleno funcionamento. “A ideia é preservar tudo que tem valor histórico. Um dos edifícios é tombado pelo CONPRESP, e a fachada será inteiramente restaurada, incluindo as esquadrias em sua cor original”, conta Bruno Scacchetti, fundador da Metaforma. Além do edifício tombado, a área inclui outros dois prédios anexos construídos posteriormente. Um deles, voltado para a rua Basílio da Gama, também passará por retrofit com apartamentos com 4,20m de pé-direito. A terceira torre terá 14 andares com apartamentos voltados para a praça central e rua Sete de Abril. Como um todo, o condomínio disponibilizará apartamentos de 1 a 3 dormitórios. A obra do empreendimento segue a todo vapor e a previsão de lançamento é para o ano de 2025.

 

fotos | Henrique Ramalho | Estúdio Osmar Moda

Deixe um comentário

Your email address will not be published.
*
*