
Vivências dos moradores vão se materializando no décor deste projeto, que prima pelo aconchego e atemporalidade
Design afetivo
Em seus projetos, a designer Andrezza Alencar coloca a emoção e as vivências dos moradores à frente de modismos
Com estilo contemporâneo e atemporal, a designer Andrezza Alencar tem em mente que cada projeto é definido sempre pelo cliente, por isso cada um é único e bem personalizado. Segundo ela, o feedback sempre evoca muito aconchego e o fato de os projetos não envelhecerem. “Não sigo modismos, gosto de projetos duradouros”, define. Mas o que realmente chama atenção nesta profissional é sua veia emocional impressa em cada detalhe.
“Meus projetos têm a alma e as características de quem habita. Digo sempre que um bom projeto deve revelar quem mora ali, contar a história dessa pessoa ou da família.”
Andrezza Alencar, designer de interiores



O projeto deste apartamento de 270 m², na Vila São Francisco, começou com a entrega das chaves. A obra demorou seis meses, mas o processo todo levou cerca de dois anos e meio para o casal sem filhos – ela é médica; ele, profissional da área de manutenção de aviões – que queria um canto acolhedor, com clima de casa, sem ostentação e que pudesse abrigar a família mineira sempre que necessário. Por isso, o apê conta com quatro suítes, sendo uma do casal, duas de hóspedes e um escritório.
As referências de madeira e materiais naturais que o casal levava às reuniões com Andrezza foram interpretadas pela designer em misturas bem elaboradas, como a estante de freijó natural com lareira de travertino navona bruto no living e, para completar o mix de texturas, um tapete de sisal e chenille. E seguiu com essa proposta em cada ambiente.



Outras referências captadas por Andrezza vão se materializando no projeto, como a copa em estilo bistrô com toque provençal – um sonho da moradora – e o terraço dividido em duas áreas, uma de estar e outra gourmet, que conta com churrasqueira, cervejeira, bancada de apoio com cuba e uma confortável mesa para refeições. Afinal, família mineira adora se reunir em torno de uma mesa com boa comida e conversa.
Como os moradores gostam de colocar suas vivências no décor, seja lembranças de viagens ou objetos de família, Andrezza aproveitou um pedaço de tronco de árvore que o pai da moradora encontrou na fazenda da família guardado há 50 anos para se transformar na base de uma luminária desenhada por ela e executada pela designer Monica Cintra, especializada em criar peças com madeira descartada pela natureza. Detalhes que fazem a diferença. “Projetar uma casa é entender, vivenciar e conhecer o jeito de viver de cada cliente, por isso, até o final do projeto, a maioria passa a ser amigo”, comemora Andrezza.


PERFIL
Naturalidade: Piracicaba (SP)
Formação: design de interiores na Escola Panamericana de Artes, administração de empresas na UNIMEP e interior design no Instituto Marangoni, em Milão
Tempo de atividade: 9 anos
Áreas de atuação: residencial, comercial e corporativo
Mostras que participou: Quartos Etc, (seis anos seguidos), Artefacto Beach & Country e VEJA Riviera de São Lourenço
Estilo: contemporâneo e atemporal
Morar bem é: ter a nossa casa como refúgio, onde guardamos e mostramos nossa história de vida, onde relaxamos e encontramos a paz…
Bom design é: aquele que atende as necessidades e funcionalidades de forma inteligente e elegante.
Sustentabilidade é: o uso correto e consciente dos materiais em tudo o que fazemos.
Luxo é: muito particular… Para mim, pode ser ter uma tela que me remete a uma lembrança de infância; para outro, a compra de um carro ou uma joia. O verdadeiro luxo é ter algo que nos faz feliz!
O cliente ideal é: aquele que confia no profissional que escolhe e deixa claras as suas necessidades e desejos.
Uma obra de arte: as de Ana Nitzan e Claudio Solferini
Um revestimento: mármore travertino navona
Um mobiliário: de linhas retas e design autoral
Uma obra de arquitetura: Bosco Verticale, em Milão. Amo ver aquela floresta flutuante!
A casa brasileira é: cheia de vida e leveza!
Por Rosana Ferreira
Imagens Thiago Travesso e Phoética Atelie Fotográfico
Matéria Publicada em Revista Decorar 123.
Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!

