Decorar360

Posted on

De cara nova, projeto de reforma por Karen Pisacane

Reforma de casa com 300 m² no Morumbi, São Paulo, ganha novos ares com o máximo aproveitamento de elementos visando o mínimo descarte

 

Em uma casa que havia passado por reformas anteriores, uma família com três filhos buscou a expertise da arquiteta Karen Pisacane para melhorar os interiores, que não refletiam totalmente seus desejos e necessidades. A repaginação preveu o aproveitamento de elementos pré-existentes, como revestimentos, mobiliários e esquadrias, o que colaborou para o mínimo descarte de materiais durante a obra.

 

No living a madeira rouba a cena e aquece os ambientes. Sala de jantar, bar e estar se conectam e levam para a área externa da casa. Ao lado da adega, uma porta mimetizada leva à cozinha. Para destacar em meio aos tons neutros, a bancada em pedra natural brasileira na cor verde serve como apoio para a adega e também como buffet para jantares.

 

Com a utilização eficiente dos recursos, a arquiteta buscou preservar pontos estruturais valiosos, no entanto, isso não impediu mudanças significativas. A residência, estruturada pelo elegante piso em mármore travertino, ofereceu uma base sólida para a transformação. O desafio era claro: redefinir a sala, a cozinha, a área de churrasqueira e a suíte master.

 

O pé direito dupla proporcina um grande aproveitamento da luz natural através das esquadrias que separam o estar do jardim com piscina. Mobiliários contemporâneos em tons neutros proporcionam conforto e sofisticação.

 

A entrada, antes comum, foi transformada em um espaçoso living para atender às demandas diversificadas da família. Uma das principais solicitações dos moradores foi prever a praticidade e facilidade de manutenção em todos ambientes, então, foram selecionados materiais e tecidos que alinham-se à proposta de uma residência moderna e descomplicada, além de garantirem durabilidade. “Trouxemos acabamentos práticos e naturais, como pedras e madeira. Este foi o foco principal do projeto, o que resultou em ambientes acolhedores e sofisticados”, conta a arquiteta.

 

Nesta sala, há um espaço para home office, com lareira em pedra em meio a marcenaria. Karen Pisacane utilizou-se da base neutra, proveniente do mármore travertino no piso, para definir a paleta de cores de todo o projeto.

 

Sala de jantar.

 

O último andar, outrora uma sala de jogos, ganhou nova identidade. Um acesso foi criado para que as crianças pudessem usufruir do espaço de forma versátil, pensado também para receber os adultos. A sala de jantar converte-se em uma mesa de bilhar, enquanto a cozinha de apoio foi integrada de maneira harmônica, ampliando a paleta de cores e funcionalidades do ambiente. O projeto de renovação proporcionou aos moradores espaços que não só atendem às necessidades práticas, mas que refletem a personalidade e o conforto para bons momentos em família.

 

Todo o último andar da casa foi projetado para receber amigos e aproveitar os finais de semana. A mesa de jantar pode ser convertida em um bilhar para garantir a diversão. Ao fundo, uma cozinha de apoio revestida em pedra bruta se integra harmoniosamente ao restante do espaço.

 

 

 

Em meio a capital paulista, a área externa da casa é um refúgio para os moradores, com jardins, piscina e área gourmet.

 

Na área gourmet há um mix de materiais práticos, rústicos e nobres. A soma do cimento queimado na parede, junto com o quartzito nas bancadas e o detalhe em bambu no teto, resultou em uma atmosfera leve.

 

A suíte master explora texturas e cores que garantem o máximo de conforto.

 

fotos | Kadu Lopes

Deixe um comentário

Your email address will not be published.
*
*