Marli Assis. Uma designer apaixonada pela profissão.
POR Marcela Millan
Escolha apaixonada
Desde cedo, a designer Marli Assis já gostava de decorar as casinhas; a brincadeira virou profissão da qual ela não se arrepende.
Uma das mais importantes escolhas que fazemos em nossas vidas gira em torno da profissão. Enquanto para alguns esse é um assunto complexo, para a designer de interiores Marli Assis foi simples e natural. “Na minha infância eu já brincava de colocar e recolocar móveis em espaços que eu montava no quintal de casa”, recorda.
Hoje, com 25 anos de profissão, Marli diz que não se arrepende de suas escolhas. Tão fissurada que era pelo universo do design e da decoração, ela não se conteve em apenas um curso e se formou em várias vertentes – além do design de interiores, ela cursou desenho de mobiliário, história da arte e técnico em desenho de arquitetura. “Profissionalmente, iniciei desenhando móveis na loja onde eu trabalhava”, afirma a designer que hoje comanda seu próprio escritório, composto por uma equipe enxuta de quatro colaboradores.
Com escritório em São Caetano, ela acabou se concentrando no ABC, onde está a maioria de seus trabalhos, dentre residências, projetos comerciais, como clínicas e lojas, e coorporativos. Em todos pode se identificar seu estilo, que define como contemporâneo. Para imprimir a personalidade do cliente,“busco conhecer quem me procura e sentir seus anseios”, enfatiza. De acordo com a sua filosofia, “saber ler as pessoas e entender seu perfil é essencial para o trabalho dessa área, que deve traduzir essas necessidades com excelência, pensando nas melhores soluções em design, espaço e tecnologias”.
Ousada, Marli gosta de recorrer ao aconchego da madeira e à sofisticação do couro e não dispensa uma peça exclusiva para diferenciar suas propostas. A sustentabilidade também é um item, importante que ela não deixa de lado. “Sempre investigo a procedência dos materiais que utilizo e também tento despertar esse interesse nos clientes”, alega.
Esta casa de 680 m² distribuídos em três pavimentos, apresentada em primeira mão para a DECORAR, é um bom exemplo da linha que procura seguir. Situada no bairro Cerâmica, em São Caetano do Sul, foi entregue apenas na alvenaria para a designer. Os proprietários são um jovem casal e seus dois filhos que gostam de receber amigos e dar festas. Clientes costumeiros, confiaram o desafio de idealizar a nova morada à Marli – que não teve dificuldade em identificar suas aspirações. “Eles desejavam reunir tudo o que mais gostam em casa, como uma piscina, academia, spa e área gourmet”, revela a profissional, que interferiu no projeto ainda na planta.
Marli também preocupou-se com a sustentabilidade: “O consumo de energia elétrica foi muito bem solucionado com a instalação de aquecedor solar e com um sofisticado projeto de hidráulica onde há uma total eficiência no consumo de água.” A residência ainda recebeu um completo sistema de automação, que controla as cortinas, câmeras, portas, equipamento de imagem e som, luz e ar condicionado.
O design de interiores tirou proveito do pé-direito duplo, utilizando tons neutros e claros para rebater a farta luz.







Projeto priorizou tons neutros e elegância, reservando para os aposentos mais cor e personalidade.




Perfil
“No primeiro contato sempre procuro conhecer meu cliente e sentir seus anseios, traçando seu perfil.”
Marli Assis, designer de interiores
Naturalidade: São Caetano do sul, SP
Formação: design de interiores, na ABRA (1992); técnicas em desenho de arquitetura, na Pró Tec (1994); desenho a mão livre, na FAAP (1996); desenho de mobiliário, na Angélica Santi (1997); história da arte, na FAAP (1997)
Tempo de atividade: 25 anos
Áreas de atuação: residências, comerciais, clínicas, lojas e escritórios
Regiões onde mais atua: Grande ABC
Perfil de clientes: não há um definido
Mostras das quais participou: Polo Design, Mostra Veja Riviera, Mostra Veja Campos do Jordao, Mostra Coorporativa D&D, Casa e Corporativos Acessíveis – Projeto e Estilo
Estilo: contemporâneo, caracterizado por inovação, criatividade, exclusividade e estética
Morar bem é: ser feliz em casa
Bom design é: atender função e forma
Luxo é: atender função e forma
Desafios profissionais: saber traduzir o cliente.
Materiais: madeira, couro, entre outros
Cores: vivas e harmônicas, que possibilitem criar ambientes alegres
Um mobiliário: cadeira Mole, do designer Sergio Rodrigues
Um revestimento: feito de PET reciclado
Uma obra de arte: O teto da Capela Sistina, concebido por Michelangelo entre 1508 e 1512
Uma obra de arquitetura: Casa de Vidro, de Lina Bo Bardi
Imagens: Carlos Henrique dos Santos e Eder Bruscagin
Curso Sedução Online 19/02/2021 at 4:44 pm
Aqui é a Carla Martins, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns.