
Imovél ganha projeto funcional e prático, com bases neutras para ressaltar móveis, revestimentos e objetos
Nuance emocional
Trio de designers valoriza a história dos moradores, como neste apê no Tatuapé para uma família que gosta do bem receber e de colecionismo
Foto de capa: a bem equipe varanda gourmet é o lugar preferido para receber os convidados com charme, com mesa e cadeiras Nova Petrópolis.
Dois escritórios com mais de 15 anos de experiência na área de design de interiores e premiados em várias categorias. Três designers com viés em artes. Assim nasceu o escritório In.Tetto, de Tereza Bissoto, que já atuou como diretora de arte em revistas femininas, Rosangela Pimenta, artista plástica e socióloga – juntas, criaram o escritório de decoração Estilo Próprio – e Rafael Gomez, formado em design, artes plásticas e história da arte. Uma fusão criativa que rende projetos residenciais, comerciais e corporativos – do esboço à finalização de cada etapa. “Somos inteiramente comprometidos com a realização do sonho dos clientes”, dizem.
E com este apartamento no Tatuapé não foi diferente. Os proprietários queriam mudar de uma casa com medidas generosas para um imóvel menor, de 132 m², a fim de facilitar o dia a dia.
“Trata-se de projeto funcional e prático para quem estava fazendo a transição de uma casa grande para um apartamento”
Rosangela Pimenta, Rafael Gomez e Tereza Bissoto, In.Tetto


As dimensões mais enxutas não foram problema para aproveitar cada centímetro e comportar o estilo de trabalho do escritório: humanizar o que faz, valorizando a história pessoal de cada cliente. Características que foram ao encontro das aspirações deste casal com dois filhos e hábitos arraigados, como o prazer de se reunir com os amigos e o colecionismo.
Para atender o hábito do bem receber, o escritório teve foco especial na área social. A começar pela varanda gourmet, pontuada pelo vermelho, a cor preferida da proprietária, e bem equipada – churrasqueira e um bar, além de uma clássica geladeira laranja. Ligada a esse ambiente, o estar é onde a família se reúne para assistir à TV. A entrada do apartamento, portanto, foi mudada de posição para aumentar o espaço, criando um hall interno. Um grande móvel para a TV se junta ao aquário de madeira de demolição – para lembrar os animais que a família criava na outra casa – e, com a parede maior, foi possível utilizar um grande e confortável sofá de veludo. Para dar uniformidade à área social, os designers optaram por porcelanato e paredes claros.



Para atender o hábito do bem receber, o escritório teve foco especial na área social. A começar pela varanda gourmet, pontuada pelo vermelho, a cor preferida da proprietária, e bem equipada – churrasqueira e um bar, além de uma clássica geladeira laranja. Ligada a esse ambiente, o estar é onde a família se reúne para assistir à TV. A entrada do apartamento, portanto, foi mudada de posição para aumentar o espaço, criando um hall interno. Um grande móvel para a TV se junta ao aquário de madeira de demolição – para lembrar os animais que a família criava na outra casa – e, com a parede maior, foi possível utilizar um grande e confortável sofá de veludo. Para dar uniformidade à área social, os designers optaram por porcelanato e paredes claros. “É sempre bom ter bases neutras para ressaltar móveis e objetos”, analisam.
O colecionismo pontua todo o apê, como o móvel que divide estar e varanda, onde ficam os carros em miniatura, e a estante envidraçada no corredor com várias coleções. Já os objetos de família – de máquina de datilografar, passando a moedor de carne, a livros antigos -, além de lembranças de viagens, ficam na estante Zig Zag no canto de leitura. Um décor clássico e contemporâneo com nuance emocional.


Perfil
Naturalidade: São Paulo
Formação: design de interiores
Onde: Rafael na Escola Panamericana, Rosangela e
Tereza no Senac
Tempo de atividade: 17 anos
Áreas de atuação: residencial, comercial e
corporativo
Mostras que participou: Mostra Porte, Mostra
A+D, Mostra MMorar
Estilo: contemporâneo e versátil
Morar bem é: sentir-se confortável
Bom design é: surpreendente
Sustentabilidade é: aproveitamento
Luxo é: adequação
O cliente ideal é: aquele que abraça suas ideias
Referências que pautam seus projetos: base
neutra
Uma obra de arte: de Gustav Klimt
Um revestimento: madeira
Um mobiliário: Chaise Rio, de Oscar Niemeyer
Uma obra de arquitetura: Torre Generali, de Zaha
Hadid, em Milão
Por Rosana Ferreira
Imagens Henry Lopes e Phoética Ateliê Fotogtáfico
Matéria Publicada em Revista Decorar 123.
Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!

