
Informal e aconchegante, projeto de Renata Foganholi prima por decoração contemporânea e espaços integrados
Boa mudança
Arquiteta projeta cobertura para família que morava em casa de grandes dimensões se adaptar facilmente à mudança
Com pé-direito duplo marcado pelo pendente São Judas Prime, o living conta com um longo sofá da VMobili, ótimo para acomodar as pessoas durante longas conversas. As poltronas com revestimento estampado trazem a alegria desejada pelo casal, assim como o tapete Arabesco.
Apesar de sempre ter morado em casa, a família composta por um casal de empresários e dois filhos adolescentes buscou um apartamento para seu novo lar por questões de segurança. Localizada no Jardim Anália Franco, a cobertura escolhida soma 466 m² divididos em dois pavimentos, cujo projeto é de autoria da arquiteta Renata Foganholi, que alinhou sua expertise com um olhar carinhoso. Afinal, a máxima era transformar o novo espaço em um lar aconchegante e agradável para uma família acostumada com uma casa de grandes dimensões curtir e receber amigos, seja em pequenos encontros ou em festas.


“Eles gostam de uma decoração bastante contemporânea, com cores vivas e muito conforto”, explica Renata, que sempre trabalha lado a lado com seus clientes, para conhecê-los melhor e entender seus desejos. Assim, para este projeto ela seguiu a linha de espaços ideais para receber, com materiais diferenciados e cores bem alegres.
“O projeto ideal é aquele que responde a todas as expectativas dos clientes”.
Renata Foganholi, arquiteta



Em seu projeto, não houve necessidade de alterar a planta original da cobertura, e a profissional valeu-se do pé-direito duplo do living, que é pensado de forma simétrica e cheia de conforto. “A principal alteração ocorreu nos revestimentos dos espaços, como no banheiro, na cozinha e no terraço”, explica. No décor, os móveis soltos e cuidadosamente escolhidos predominam no living, enquanto os quatro dormitórios, cozinha e lavanderia contam com marcenaria planejada. Obras de arte e esculturas unidas a revestimentos de destaque, como espelhos e pastilhas, trazem as cores e a personalidade desejadas trabalhadas com muita sutileza.




Para conforto, o imóvel contou com automação e ar-condicionado, além de projeto luminotécnico que previu spots embutidos com lâmpadas de LED, auxiliado por pendentes e lustres decorativos, cheios de elegância e design.
A área externa conta até mesmo com uma piscina particular revestida com pastilhas vermelhas. A proprietária se surpreendeu com a fácil adaptação da família que veio de uma casa com uma metragem bem maior. “Agora tudo está prático, integrado e conseguimos ficar mais próximos. Quando estou na cozinha, converso com meu marido que está na varanda degustando uma cerveja, o seu hobby”, exemplifica a proprietária.
Um apê com ares de casa, mas com a segurança e a privacidade desejada.



PERFIL
Renata Foganholi
Formação: arquitetura pela Faculdade Belas Artes de São Paulo e pós-graduação em design de interiores pela FAAP
Tempo de atuação: 18 anos
Estilo: contemporâneo e moderno
Morar bem é: estar em paz consigo mesmo em seu lar, ter o prazer de voltar para a casa depois do trabalho e ainda aproveitar seu espaço com a família
Bom design é: conforto, prazer; é aquilo que agrada aos olhos
Sustentabilidade é: pensar o presente focado no amanhã
Luxo é: ser feliz com o que você pode ter no momento e não ficar vivendo de futuro
O cliente ideal é: aquele que participa de todas as decisões com o arquiteto, que curte cada novo detalhe que vai acontecendo no projeto e que vibra com você
Referências que pautam seus projetos: atenção dada ao cliente, desde a entrevista até a entrega do projeto final
Uma obra de arte: a que agrada aos olhos, emociona
Um revestimento: madeira, por ser um dos materiais mais versáteis para se trabalhar
Um mobiliário: aquele que você pega a prancheta e vai desenhando até conseguir transportar o seu objetivo para o papel
Uma obra de arquitetura: Ópera de Sydney, do arquiteto Jorn Utzon, de 1973
Por Marcela Millan
Imagens Sergio Israel
Matéria Publicada em Revista Decorar 126.
Faça o download do app Decorar e tenha acesso à todas as edições!

