Posted on

Ousadia com sotaque

Ousadia
com sotaque

O puro design marca este projeto
de Evelin Sayar, onde o pano de
fundo é a tapeçaria criada pela
espanhola Patricia Urquiola

 

J.Vilhora_0043
A coleção de tapetes Mangas, versão Natural, com cores da terra, assinada pela premiada Patricia Urquiola, é a vedete do design. Verdadeira obra de arte, dispõe de módulos componíveis com fios 100% em lã. As almofadas no tecido icônico Zig Zag (Missoni), em algodão, salpicam a composição.
evelin 1
Integrados, jantar e living conversam divididos por móveis como o pufe (Missoni).
A iluminação pontuou os tapetes com dicroicas embutidas.
No forro, iluminação com minidicroicas embutida no rasgo. Repare que aqui o projeto deixou a estrutura destacada.

 

Adquirido na planta por uma amante do design e sua família – marido e duas filhas – este apartamento de 300 m2 localizado no bairro Jardim, em Santo André, teve a planta e acabamentos personalizados no projeto assinado pela arquiteta Evelin Sayar. A ideia era acomodar poucas peças, com a condição que fossem de qualidade e assinadas por importantes profissionais.
Ao adentrar no apartamento, os convidados são recebidos por uma suntuosa cápsula de vidro adesivada que leva ao amplo living integrado. Já no estar/home theater de base alva, o que chama atenção é o conjunto de tapetes Mangas, da espanhola Patricia Urquiola, lançado no último Salão do Móvel em Milão, usada também para conduzir a disposição do mobiliário.
“De tão distinta, a tapeçaria merecia também a parede”, relata Evelin, que pensou o arranjo feito com as três peças componíveis, uma delas ocupando parte da superfície, conciliado com móveis aconchegantes e de cores chamativas como o sofá roxo.
Com as luzes apagadas, quem reina no espaço é a instalação luminosa do artista plástico Lúcio Carvalho, acomodada sobre o volume do hall de entrada. Em frente ao confortável sofá, o grande móvel executado sob medida abriga com sofisticação a TV que fica oculta pela porta espelhada de correr. No living, iluminação com dicroicas em LED branco quente e luminárias de cristal foi disposta ao redor do forro de gesso, destacando alguns pontos fundamentais da decoração, como a própria tapeçaria. Rasgos no forro foram feitos para receber uma luz central pontual e um discreto e quase imperceptível ar-condicionado. A praticidade destaca-se com a automação de luz e som da Antares.
Delimitando os ambientes sociais, o projeto destacou a estrutura deixando-a no concreto no estar. O espaço também recebeu piso de porcelanato vitrificado em contraste às pastilhas (Bisazza) da área de jantar. Para segmentá-los, Evelin recorreu à mesa tipo aparador Paper Table by Studio Job e à luminária de chão, ambos da holandesa Moooi.
Com a reformulação de layout, a sala de almoço/varanda gourmet que é ligada ao jantar pela porta de correr é o único acesso do social para os serviços. Ela recebeu laminado amadeirado na parede e ripas como forro valorizando o mobiliário. Entre as modificações de projeto, a divisória entre o estar e a cozinha foi reposicionada, ampliando o espaço de cocção e um dos banheiros da suíte de serviços foi reduzida liberando área para o lavabo que serve o social. “Foi um dos projetos mais caprichosos em que trabalhei”, relata a profissional, orgulhosa com o resultado.

evelin 2
Forrado por couro (Unique Mood), o móvel da RC é um atrativo do estar. As portas de correr espelhadas ocultam a TV, ampliando o ambiente. As luminárias Snake (Studio Italia Design) destacam-se pelo desenho.

 

J.Vilhora_0516Ao lado, o back light,
Subdivisíveis 2, criação
de Lúcio Carvalho,
outro chamativo do living.

 

 

 

 

 

 

 

J.Vilhora_0030
O sofá retrátil que recebeu veludo (Unique Mood) e as cadeiras em couro e aço inox acomodam com conforto no living. No piso, porcelanato da linha Constellation (Portinari). Separado do estar pelo volume de vidro, ao fundo está o recinto do escritório.
evelin 3
Protegido por Silhoutes da Beare, o jantar tem mesa de Sergio Apolônio para dez pessoas.

J.Vilhora_0098

No almoço/espaço gourmet,
a mesa Saarinen (Clássica Design)
faz jogo com Tulipas acobreadas,
e Louis Ghosts, de Philippe Starck,
em alumínio. Luminária Targetti
Poulsen, em acrílico, e churrasqueira
Bella Telha.

 

 

 

 

 

evelin 4
Distribuída em linha, a cozinha tem bancadas em Corian e teca. No piso, porcelanato (Portinari) e pastilhas de vidro,
na área molhada. Rasgos no forro ganharam fluorescentes iluminando com eficiência.
Além das geladeiras side by side, gavetas refrigeradas para armazenar alimentos do café da manhã.
evelin 5
No escritório, o gaveteiro foi acabado com tinta automotiva, compondo com os objetos coloridos e com os adesivos trazidos de Miami.

J.Vilhora_0162No hall, a cápsula de
vidro (Vidros Regina)
foi adesivada com
película estampada
com desenho
desenvolvido por
Valéria Beer
(Unique Mood).

 

 

 

 

 

evelin 6

Em linhas modernas e arredondadas, o quarto ganhou a personalidade da filha mais velha. O mobiliário (Marcenaria R&C) é de MDF laqueado. O painel que embute a TV é em vidro serigrafado (ARC). O pendente é da Kartell.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(matéria publicada na Revista Decorar 80, em Dezembro de 2013)

FOTOS J. Vilhora

Deixe um comentário

Your email address will not be published.
*
*